3º Meeting das Instituições de Assistência aos Servidores Públicos apresenta seus primeiros resultados

Foram definidas as comissões de judicialização da saúde, rede nacional de atendimento e regimento do Conessp

O 3° Meeting das Instituições de Assistência aos Servidores Públicos, que aconteceu em 14 e 15 de março em Goiânia (GO), teve a participação de 12 institutos de todo o país para  discutir temas relacionados à gestão de saúde. O próximo encontro está marcado para agosto, em Campo Grande (MS).

O governador de Goiás, Marconi Perillo, abriu o evento e destacou a necessidade de atender bem o servidor público e que os institutos cumprem bem essa missão, ao levar saúde de qualidade ao funcionalismo e seus familiares.

Para o superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e presidente do Conselho Nacional de Entidades de Saúde dos Servidores Públicos (Conessp), Latif Abrão Jr., o encontro se consolida como referência nacional. As entidades que compõem o Conselho representam mais de 13 milhões de servidores em todo o país.

“A troca de experiências entre as entidades está mais objetiva e estamos cada vez mais envolvidos na busca de soluções para que os servidores continuem com atendimento de qualidade”, explica.

O presidente do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) e anfitrião do evento, Francisco Taveira Neto, compartilha da mesma opinião. “Ou nos organizamos e trocamos boas práticas ou seremos atropelados pela iniciativa privada. O que vai nos destacar é a excelência no atendimento.”

O evento também registrou a primeira assembleia geral ordinária do Conessp que estabeleceu três comissões, com os respectivos responsáveis e prazo de conclusão dos trabalhos: judicialização, formação de rede nacional de atendimento e a que vai definir o regimento interno e o código de ética do Conselho.

“As comissões vão gerar documentos e informações para que o Conselho atue nacionalmente e também para que as entidades possam agir em seus processos”, completa Latif Abrão Jr.

Ipasgotrabalho

Mesas-redondas – O 3° Meeting das Instituições de Assistência aos Servidores Públicos promoveu seis mesas-redondas, nos dois dias de evento. O tema judicialização da saúde foi amplamente discutido. O ponto em comum foi a importância da diferenciação entre planos de saúde privados, SUS e planos de saúde administrados por autarquias e o estabelecimento de Câmaras de Técnicas para aproximar o judiciário dos institutos para buscar soluções eficientes e diminuir o número de processos.

Outro tema bastante debatido foi a criação de uma rede nacional de atendimento entre os Institutos. O objetivo é garantir que os mais de 13 milhões de usuários das instituições possam ter atendimento em outros estados.

Sobre o evento

O 3° Meeting das Instituições de Assistência aos Servidores Públicos foi realizado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) e teve seis mesas-redondas com temas de interesse comuns aos participantes: Judicialização da Saúde, Rede Própria/Credenciamento, Gestão de remuneração e custos, Rede Nacional de atendimento e cooperação integrada, Tratamento Oncológico e Estabelecimento de indicadores, protocolos e processos.

As entidades participantes do evento representam os seguintes estados, além da cidade de Fortaleza (CE): Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe.

Ipasgoequipe1

Sobre o Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Em janeiro de 2017, o Instituto concluiu a maior reforma e ampliação da história do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), com investimento de R$ 188,5 milhões do Governo do Estado de São Paulo.

Foram entregues o novo pronto-socorro, o Centro de Diagnóstico por Imagem, a ala de Quimioterapia, o Prédio de Utilidades, o Bloco C com 15 andares com internação, UTI e Centro Cirúrgico, e o Centro do Idoso,num total de 35 mil m².

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.