Helena Barboza

Helena Santana Negraes Barboza, 60 anos, é auxiliar de enfermagem há 20 anos. Helena relata ter ficado internada três dias (não precisou de intubação) no HSPE e que apesar do pouco tempo sentia muito medo de não se recuperar da Covid-19 e morrer. “Tinha muita gente morrendo com a doença, então eu fiquei com medo de falecer também”. Helena conta que o cuidado e o apoio recebido de suas colegas de profissão foram essenciais para que se restabelecesse.

A enfermeira Angela Silva, 51 anos, relata que foi só quando Helena contraiu a doença que todos tiveram certeza da agressividade do vírus. “Quando tudo aconteceu com a Helena tivemos certeza de que a doença estava muito próxima da gente”, comenta. A auxiliar de enfermagem Débora Rodrigues, 37 anos, conta que teve medo de perder Helena, mas que foi preciso encontrar forças para transmitir segurança à colega. “A gente falava o tempo todo que tudo ficaria bem e que ela superaria isso”, relata. Para Helena, o momento agora é de se fazer presente, de se atentar aos detalhes que outrora poderiam ser facilmente despercebidos.

 

#PraCegoVer: Na imagem, três mulheres. À esquerda, a auxiliar de enfermagem, Débora vestida com uniforme hospitalar e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está em pé, com o corpo apoiado na pessoa ao lado. Ao centro, a auxiliar de enfermagem Helena, vestida com camisa de mangas curtas, calça jeans e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está sentada. À direita, a enfermeira Angela, vestida com uniforme hospitalar e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está em pé e apoia os seus braços no ombro de Helena.

Governo do Estado de SP