Elaine Cristina

Elaine Cristina Silva, 40 anos, é técnica de enfermagem há 17 anos, sendo que 9 no HSPE. Permaneceu internada 21 dias (sendo oito dias de intubação) no HSPE e com uma sensação de que estava há muito tempo na UTI. Durante esse período, Elaine teve muito medo de morrer. Isolada, sem a presença da família e dos filhos, foi cuidada pelas próprias colegas de profissão.

A enfermeira Leteia Nani, 43 anos, relata com emoção ter segurado a mão da amiga no momento da intubação. A técnica de enfermagem Aline Alves, 29 anos, conta que além de sempre pentear os cabelos e passar hidratante para manter a amiga bonita e cuidada, fez questão de repetir frases de encorajamento como: "Você logo estará aqui com a gente trabalhando. Aguenta firme”. Aline chora ao lembrar que colocou a música favorita delas para Elaine ouvir enquanto a amiga estava sedada. Elaine relata que das poucas lembranças que tem desse período é de ter sonhado que estava ouvindo essa música.

#PraCegoVer: Na imagem, três mulheres. À esquerda, a técnica de enfermagem Aline, vestida com uniforme hospitalar e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está em pé, abraçando a pessoa ao lado. Ao centro, a técnica de enfermagem Elaine, vestida com camisa, cardigan de mangas longas, calça social e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está sentada e segura nas mãos das pessoas ao seu redor. À direita, a enfermeira Leteia, vestida com uniforme hospitalar e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está em pé, abraçando a pessoa ao lado.

Governo do Estado de SP