Alergias no inverno

Aumento de crises alérgicas no clima frio faz subir procura por atendimento médico, diz especialista

Durante o outono e inverno as doenças respiratórias são mais frequentes, incluindo as que podem ter causas alérgicas como asma, rinite e sinusite. O clima frio e seco, além das infecções virais e bacterianas, são fatores desencadeantes de crises e da procura ao pronto-socorro ou ambulatório.

Tanto a poluição intradomiciliar (fumaça de cigarro e de fogões) como a extradomiciliar (do ar que respiramos) são também fatores desencadeantes de crises. O clima seco, com pouca chuva, dificulta a dispersão e causa o acúmulo de poluentes no ar que são nocivos às vias respiratórias e podem ocasionar ou piorar as crises. “Por isso, é muito importante evitar locais poluídos e manter a limpeza e hidratação das vias respiratórias, com uso de soro fisiológico na higiene nasal”, explica a diretora do Serviço de Alergia e Imunologia do Iamspe, Dra. Fátima Rodrigues Fernandes.

O isolamento social e o uso de máscaras indicados para contenção da Covid-19 limitam da mesma forma as viroses comuns que desencadeiam crises alérgicas, como asma e rinite. A médica lembra que os indivíduos com asma devem receber a vacina da gripe todos os anos.

Por outro lado, o uso de produtos de limpeza com cheiro forte pode provocar irritação das vias aéreas e causar ou exacerbar sintomas. Para impedir novas crises, os pacientes alérgicos devem evitar produtos de limpeza com cheiro muito forte ou usá-los diluídos. Em relação ao álcool, é importante lembrar que sempre que possível, é melhor lavar as mãos. Se usar o álcool, evitar inalar o produto.

O ambulatório de Alergia do HSPE tem um diferencial em seu atendimento, além da detalhada investigação sobre os alérgenos que causam a doença, por meio de testes e exames no sangue, o tratamento baseia-se na indicação de medicamentos, mas oferece o tratamento de imunoterapia.

A diretora explica que as vacinas de imunoterapia são aplicadas em intervalos e períodos estabelecidos para promover a dessensibilização do paciente, aumenta a tolerância do organismo ao alérgeno, em geral, ácaros da poeira doméstica, caspas de animais e insetos.

O Serviço de Alergia e Imunologia do HSPE funciona diariamente no 4º andar do Prédio dos Ambulatórios. Além das alergias respiratórias, atende pacientes com outros tipos de alergia como alergia alimentar, dermatites alérgicas, urticária, alergias a medicamentos e deficiências de imunidade.

“Realizamos atendimento médico, testes cutâneos para alérgenos (incluindo testes a medicamentos), exames de imunidade e de função pulmonar. Na sequência, o paciente é orientado a seguir o tratamento mais indicado para cada caso”, completa a Dra. Fátima.

Governo do Estado de SP