Alimentos

Contaminação de alimentos é maior na presença de calor

Dias quentes pedem cuidados redobrados para a conservação de alimentos perecíveis, como vegetais, leite e derivados, peixes e camarões por estarem sujeitos à contaminação de microorganismos, que se proliferam nas altas temperaturas no verão. São vírus e bactérias que provocam infecções gastrointestinais. A afirmação é da médica gastroenterologista do Iamspe, Maria Alice de Magalhães Scaramello.

Ela acrescenta que no caso da maionese o risco é maior porque o ovo pode estar contaminado antes do preparo. Por isso, deve ser mantido sob refrigeração adequada. Evitar manter em temperatura ambiente, exceto se para uso imediato.  

Os microorganismos ingeridos no alimento contaminado causam inflamação na mucosa do tubo digestivo, é a chamada Gastroenterite Aguda (Geca). Seus sintomas são náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia e febre.

Quando houver esse quadro é indicado beber muita água, mas esta também pode sofrer contaminação e deve ter procedência confiável.

“A principal complicação da doença é a desidratação, portanto a reposição de água tem de ser imediata em crianças e idosos, pode-se fazer uso de soro caseiro. A prescrição de antibióticos é restrita a casos selecionados e a diarreia tende a ceder em até cinco dias”, finaliza a médica.

Governo do Estado de SP