Oficina de Sensibilização do Iamspe recebe mais de 2,7 mil visitantes em 15 dias

Em 15 dias, oficina de Sensibilização do Iamspe
recebe mais de 2,7 mil visitantes 

Ideia é proporcionar vivência em envelhecimento

A “Oficina de Sensibilização para o Envelhecimento”, promovida pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) desde o dia 20 de janeiro, já recebeu mais de 2,7 mil visitantes.

O projeto tem duração de 45 dias, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e espera receber os cerca de 7 mil funcionários da instituição.

Referência no atendimento do Iamspe, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) busca tornar-se a primeira unidade do Estado a possuir o Selo Hospital Amigo do Idoso.

Uma das exigências do Programa São Paulo Amigo do Idoso é que a instituição aprimore seus conceitos e valores para o cuidado da pessoa idosa. No caso do HSPE, 60% dos pacientes internados são idosos.

O programa foi lançado pelo Governo do Estado para identificar as ações que possam priorizar os aspectos de segurança e conforto necessários ao bom atendimento da população acima dos 60 anos em hospitais públicos ou particulares, além de incorporar maior qualidade e eficiência no atendimento aos idosos.

Para o superintendente do Iamspe, Latif Abrão Junior, é importante que os profissionais de saúde compreendam as diferentes maneiras de prestar assistência aos usuários.

“A compreensão que os profissionais de saúde têm, principalmente do público idoso, interfere diretamente na maneira que a assistência é prestada. Sendo assim, é preciso possibilitar que vivenciem esta fase da vida para que a compreendam e possam atender e tratar as condições que afligem a pessoa idosa, estimulando-as e capacitando-as para um envelhecimento ativo e saudável”, explica.

Segundo ele, o percurso que levará a instituição à obtenção do selo trará, a todos os envolvidos, uma excelente oportunidade de aprimoramento dos seus conceitos e valores.

Ações

O HSPE já desenvolve uma série de ações voltadas aos idosos, a exemplo do Programa Integralidade, Programa de Gerenciamento de Pacientes Crônicos, Prevenir Iamspe, Programa de Atenção ao Idoso (PAI) Mario Covas e enfermarias de Cuidados Paliativos e de Geriatria, pioneiras no Brasil.

Entre as ações promovidas pelo Iamspe estão o curso gratuito de cuidador de idosos internados e a vacinação domiciliar.

O Instituto também desenvolve ações preventivas e promocionais de saúde, para complementar o atendimento médico, além de realizar palestras e distribuir materiais informativos, como o Manual de Segurança e Direitos da Pessoa Idosa e o Manual de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa.

Selo

Neste primeiro momento, os hospitais receberam apenas um selo de adesão. Para receber os demais selos (Inicial, Intermediário e Pleno), devem cumprir etapas obrigatórias e eletivas, em conformidade com uma “ficha de ações”.

Após a assinatura do Termo de Adesão, o hospital deverá implantar, no prazo de um ano, as sete ações consideradas obrigatórias para a obtenção do Selo Inicial, entre elas criar um Comitê Gestor Local do Projeto, realizar diagnóstico com os idosos que frequentam o hospital e inserir as ações voltadas ao idoso no planejamento do hospital.

Para a obtenção do Selo Intermediário, a unidade precisa cumprir ações como criar equipe assistencial de referência intra-hospitalar em saúde do idoso, com geriatra e equipe multidisciplinar, e criar condições para o cumprimento legal da presença do acompanhante no hospital.

Já para conquistar o Selo Pleno “Amigo do Idoso”, a unidade deve cumprir a ação obrigatória que é a repetição do diagnóstico com os idosos do hospital, cujo objetivo é medir se houve melhorias na percepção deles em relação às ações implantadas desde a assinatura do Termo de Adesão.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

constantes de economia de luz, água, papel e telefone estão presentes na instituição desde 2008.

No ano seguinte, a instituição renegociou seu contrato de fornecimento de água com a Sabesp, acarretando em uma economia de 20% na fatura.

“A economia de recursos é um dos pilares da nova gestão do Iamspe, iniciada em 2008. Uma unidade hospitalar como o Servidor Público Estadual, uma das maiores do Brasil, tem um alto consumo de água e energia. Por isso, é fundamental investir em processos para reduzir o uso”, afirma o superintendente Latif Abrão Junior.

Também houve caça vazamentos, troca de caldeiras elétricas por caldeiras a gás e modernização do sistema de ar condicionado e das instalações elétricas.

Em 2014, o Iamspe foi palco da palestra “Uso Racional da Água”, que tinha como objetivo conscientizar as pessoas quanto à Campanha de Redução do Consumo de Água em Equipamentos Públicos, possibilitando a adoção de medidas de economia do recurso.

Ainda em 2014, o Instituto realizou a “Campanha Desperdício Zero no Iamspe – Economizar é uma questão de cidadania. Crie esse hábito!”, com o intuito de estimular ainda mais a economia na instituição.

No mesmo ano, o Iamspe bateu seu recorde em economia de água. Levantamento divulgado pela Sabesp, referente aos meses de maio a agosto do ano passado, indica que o Instituto economizou 44,19% dos recursos hídricos.

Dentre todos os órgãos do Governo do Estado, o Iamspe é o quarto maior em economia no período e o melhor entre os então ligados à Secretaria de Gestão Pública, composta por oito entidades.

Reforma

O novo prédio de Utilidades do Iamspe, que ficará pronto ainda em 2015, permitirá uma redução de até 20% no consumo de água e energia, além de centralizar todas as instalações do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

O local abrigará reservatórios de água, geradores e as redes de elétrica, ar condicionado e hidráulica, dentre outras coisas.

Os novos geradores garantirão energia ao HSPE em tempo integral, no caso de falta de luz, sem nenhuma possibilidade de interrupção.

O prédio também contará com reservatório para abrigar água da chuva, que será reutilizada nos vasos sanitários, economizando água potável.

Uma outra novidade é a troca das válvulas das descargas, agora com duas opções: 3 litros (dejetos líquidos) e completa (dejetos sólidos). Elas economizam até 40% de água e energia, em comparação com um sistema de descarga convencional.

As obras para modernização do hospital tiveram início em 17 de maio de 2013. O investimento é de R$ 146,7 milhões, com recursos do governo do Estado de São Paulo.

Entre as principais propostas do projeto estão a construção de um Centro de Proteção à Saúde do Idoso, com reabilitação física e social para a promoção do envelhecimento saudável, e a criação de um novo pronto-socorro adulto (já entregue).

A reforma faz parte do Programa de Modernização do Iamspe (PMI), implantado em 2008 e que prevê um novo modelo de assistência médica, mais completa e ao mesmo tempo descentralizada para os usuários da instituição.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Governo do Estado de SP