Adolescência

Entenda porquê os adolescentes têm tanto sono  

A fase conhecida como “estirão”, marcada pelo crescimento rápido dos jovens, influencia na quantidade de sono que os adolescentes sentem. Motivo de preocupação de muitos pais que não entendem porquê os filhos ‘dormem tanto’, a explicação é o aumento das demandas metabólicas, segundo a médica pediatra/hebiatra do Iamspe Dra. Silvana Vertematti, especializada em adolescentes. 

De acordo com a especialista, o fato de o desenvolvimento cerebral estar em alta e plena atividade nessa fase, acompanhada do desenvolvimento físico e emocional, explica a necessidade que os adolescentes têm de dormir mais. Essa alteração costuma durar dos 10 aos 18 anos, sendo que entre 10 e 12 anos recomenda-se 9 a 12 horas de sono diário e dos 13 aos 18 anos o tempo cai para 8 a 10 horas diárias.   

A Dra. Silvana afirma que a recomendação das horas de sono segue diretriz das sociedades científicas nacionais e internacionais com foco nas necessidades metabólicas do desenvolvimento físico, cerebral, imunológico, motor e emocional como um todo. A qualidade do sono também é tão importante quanto à quantidade, no sentido de se atingir estes objetivos fisiológicos.  

Ela esclarece ainda que tanto meninos como meninas passam por essa fase, porém, devido às diferenças de período de maturação física e de estirão de crescimento entre os sexos, isso pode acontecer em idades diferentes.  

A orientação da pediatra para os pais é que sejam estipuladas regras de higiene do sono que incluem determinar os horários de ir para cama e acordar durante a semana e fins de semana. Outra dica é que os jovens evitem o uso de celulares e aparelhos eletrônicos e até televisão antes de dormir porque a exposição às luzes tende a implicar na qualidade do sono.  

As orientações incluem fazer atividades relaxantes 30 minutos antes de dormir, como ouvir música calma e luz reduzida. Outro conselho é evitar ingerir cafeína ou refrigerantes energéticos nos períodos da tarde e noite.   

A Dra. Silvana destaca que a privação de sono tem impacto na cognição, aprendizado, coordenação motora, aspectos psicológicos como ansiedade e relacionamento com pessoas próximas. 

“É importante entender que o jovem nessa fase tem grande desgaste metabólico e fisiológico, sendo o sono o período de recuperação diária. Desse modo, o descanso adequado é imprescindível para promover o crescimento e desenvolvimento saudáveis do adolescente com ganhos e manutenção da saúde para o resto da vida desse indivíduo”, finaliza.    

Governo do Estado de SP