Alimentação no inverno

Nutricionista do Iamspe dá dicas de alimentação saudável no inverno

“No inverno o corpo busca alimentos mais calóricos e reconfortantes para enfrentar as baixas temperaturas. No entanto, é importante encontrar um equilíbrio entre o prazer gastronômico e a alimentação saudável”, explica a nutricionista do Iamspe Rafaela Truculo Volpato.

Segundo a especialista existem alimentos que promovem saciedade como aqueles ricos em fibras, proteínas e gorduras saudáveis: abacate, castanhas, azeite de oliva, sementes (chia, linhaça), peixes (salmão), grãos integrais, leguminosas, frutas, legumes, ovos, iogurte natural, carnes magras e frutos secos.

Uma excelente opção para o inverno também são os caldos e sopas caseiras, preparadas com ingredientes frescos e temperos naturais. É recomendado acrescentar legumes, cereais integrais e proteínas para tornar a refeição mais completa e nutritiva.

Chás, infusões e chocolate quente são bebidas que podem ser apreciadas com moderação no inverno. É importante escolher versões sem adição excessiva de açúcar e evitar combinações calóricas como cafés com cremes e chantilly. Manter a hidratação adequada com muita água também é fundamental mesmo no inverno.

A nutricionista recomenda manter o consumo de legumes e frutas, que são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Eles contribuem para a imunidade e o bom funcionamento do organismo. Dê preferência a alimentos da estação, como abóbora, couve-flor, batata doce, cenoura, mexerica e maçã, por exemplo.

Rafaela afirma que é comum sentir mais vontade de comer doces no frio, pois eles proporcionam conforto e prazer. No entanto, é importante consumi-los com moderação, optando por opções mais saudáveis, como frutas assadas com canela ou cacau em pó e evitando doces processados e ricos em açúcares refinados.

Ela finaliza lembrando que cada indivíduo deve adaptar as dicas às suas necessidades e consultar um nutricionista para obter orientações personalizadas. “Com uma alimentação equilibrada, é possível desfrutar do inverno com bem-estar e saúde”, diz a especialista.

Governo do Estado de SP