Carnaval

Iamspe dá dicas para o folião curtir o carnaval saudável

Segundo a médica Bruna Savioli, do Serviço de Clínica Médica do Iamspe, foliões que desrespeitam os limites do organismo podem sentir náuseas, vômitos, tontura, cefaléia, fadiga, sede, fraqueza e sensibilidade à luz e a ruídos. São sintomas da conhecida ressaca ou veisalgia se usar o nome técnico, causados pela desidratação que o consumo em excesso de álcool produz ao organismo.

Algumas dicas ajudam a manter seu corpo em dia para aproveitar o carnaval:

– Uso de protetor solar e chapéus, pode combinar uma fantasia leve com um chapéu bem bonito ou boné.

– Use protetor solar adequado à sua pele no rosto e no corpo. Repita a aplicação para garantir a proteção ao permanecer longo período ao sol.

– Evite exposição ao sol entre 10h e 16h, horário em que os níveis de UVA e UVB são maiores e o risco de queimaduras e câncer de pele aumenta, além de provocar insolação. Não esqueça os óculos de sol.

– Prefira alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão), principalmente os integrais, que liberam açúcar no sangue mais lentamente e garantem energia durante todo o dia. Nos intervalos das refeições, prefira alimentos leves, como barras de cereais ou proteínas, mix de castanhas e frutas secas. O ideal é não passar mais de três horas sem comer.

– Beba bastante água para evitar desidratação.

– Aplicar glitter e espuma diretamente na pele pode provocar reações alérgicas importantes. Se perceber irritação, lembre-se de lavar bem a pele. Se não houver melhora, procure o médico.

– Use roupas leves e confortáveis, o tênis é o mais indicado e seguro, pois pode impedir dores em pés, joelhos, quadris e coluna.

– Descanse bastante no dia anterior e no dia posterior ao da folia.

– Use camisinha, pois é o único método anticoncepcional que também evita doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, HPV e HIV.

– O corpo tem limites. Aprenda a curtir com moderação e respeitar a sua saúde.

Governo do Estado de SP