Centro do adolescente

Coordenadora fala sobre o novo Centro de Atendimento de Saúde ao Adolescente  

 

Adolescentes sempre fizeram parte da vida profissional da ginecologista Roberta Rassi Mahamed Antonini, coordenadora do Centro de Atendimento de Saúde ao Adolescente do Iamspe que será inaugurado nesta quarta-feira, dia 27 de março, em evento que acontece às 15h no Centro Integralidade.

Trata-se de um modelo de atendimento que contará a partir de agora com uma equipe multiprofissional, com psicólogo e naturóloga. “Além do atendimento médico, há a orientação educacional em questões relativas à idade. A curiosidade que a adolescente tem sobre o próprio corpo, sexualidade, contracepção e até esclarecimento sobre o uso de drogas estão entre os temas abordados”, explica a especialista.

A história da médica no Iamspe começou em 2003, quando iniciou sua residência no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). Ela permaneceu aqui até 2006 quando foi para a Escola Paulista de Medicina cursar especialização em ginecologia endócrina, com ênfase na infância e adolescência. No mesmo ano, fez especialização em uroginecologia no Iamspe.

Em 2008, prestou concurso e voltou a fazer parte do quadro de médicos do Instituto. Um ano depois, começou a trabalhar novamente com adolescentes “Gostei tanto de trabalhar com adolescentes na Escola Paulista que resolvi revitalizar o ambulatório do Iamspe que atendia meninas entre 10 e 18 anos”, conta Roberta.

Na avaliação da médica, a entrada de novos profissionais, a implantação de rodas de conversa antes da consulta, a oferta de orientação psicológica contribuirá para a ampliação dos serviços com atendimento diferenciado.

“O importante é orientar a adolescente sobre o risco da gravidez precoce, apresentar métodos de anticoncepção e ensinar a evitar doenças sexualmente transmissíveis.” Se necessário, a adolescente terá atendimento em pré-natal e orientações sobre planejamento familiar.

A equipe do Centro de Atendimento de Saúde ao Adolescente do Iamspe, que funciona as quartas e sextas-feiras, conta ainda com a ginecologista especialista em endometriose Ana Maria Gomes Pereira. As consultas devem ser marcadas pela Central de Atendimento, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, no telefone 5583 7001.

Confira aqui mais informações sobre a inauguração do Centro de Atendimento de Saúde ao Adolescente.

 

Governo do Estado de SP