Conselho Nacional dos Institutos de Assistência

Criação de Conselho Nacional dos Institutos de Assistência à Saúde dos Servidores é aprovada durante encontro realizada no Pará

Durante o 2º Meeting das Instituições de Assistência aos Servidores Públicos, realizado em 8 e 9 de novembro, em Belém (PA), foi instituído o Conselho Nacional de Entidades de Saúde dos Servidores Públicos (Conesp), representando 13 estados nas cinco regiões do país.

O objetivo é concentrar os interesses comuns dos órgãos de assistência médica aos servidores, permitir o intercâmbio de experiências, além do desenvolvimento de protocolos comuns e apoio e orientação em questões jurídicas.

Para o superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e presidente do Conesp, Latif Abrão Junior, a nova entidade fortalece a relação entre os institutos e permite a discussão da qualidade da assistência de forma abrangente. “O Conselho foi criado para atender as demandas em comum e direcionar soluções que beneficiem diretamente os servidores que utilizam os sistemas no país.”

A presidente do Instituto de Assistência aos Servidores do Pará (Iasep) e vice-presidente do Conselho, Iris Gama destacou que a nova entidade será um importante instrumento de apoio, principalmente na valorização da assistência.

O presidente do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) e primeiro-secretário do Conesp, Antônio Taveira Neto, agendou a primeira reunião do Conselho para o primeiro trimestre de 2017, em Goiânia.

Encontro no Pará – O 2º Meeting das Instituições de Assistência aos Servidores Públicos, realizado pelo Iamspe e Iasep, reuniu em Belém, 16 instituições de assistência durante dois dias para discutir temas relacionados ao dia-a-dia dos órgãos.

O evento teve a participação da secretária de Administração do Estado do Pará e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Administração (Consad), Alice Viana Soares Monteiro, e do secretário de Planejamento e Gestão, Marcos Antonio Monteiro. Ambos falaram sobre o atual panorama brasileiro. “Devemos simplificar procedimentos e investir em tecnologia e capital humano”, destacou a secretária. “O desafio do País para os próximos anos é grande. As despesas precisam se adequar às receitas existentes”, salientou Monteiro.

Entre os temas abordados nas mesas de discussão, o destaque foi para a de Judicialização da Saúde que promoveu ampla discussão entre as entidades juntamente com a Defensoria Pública e a coordenação do Tribunal de Justiça do Pará. Outros assuntos em pauta foram equilíbrio atuarial, remuneração de rede credenciada, auditoria médica e OPMEs.