Cresce 25% o número de residentes no Iamspe entre 2008 e 2015

Número de residentes médicos cresce 25% entre 2008 e 2015 no Iamspe

Instituto tem hoje um dos maiores concursos do Brasil na área

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) tem hoje o maior concurso de residência médica do Brasil para uma instituição isolada, ou seja, sem vínculo com universidades. O processo seletivo do Instituto é um dos mais procurados. Essa marca foi construída ao longo dos anos, pela alta qualidade dos cursos.

O último concurso, realizado em 2014, recebeu cerca de 4 mil inscrições. De 2008 para cá, o Iamspe formou 969 médicos residentes com a reorganização de seu Centro de Desenvolvimento de Ensino e Pesquisa (Cedep), além de 603 médicos especialistas.

Os programas de residência em Clínica Médica e Cirurgia Geral são os mais concorridos (cerca de 30 candidatos por vaga) por serem pré-requisitos para outras especialidades.

O número de residentes cresceu 25% entre 2008 e 2015, passando de 322 naquele ano para 400 agora. 

“É um orgulho e uma satisfação poder investir na capacitação dos profissionais de medicina do nosso país. É uma importante evolução e uma consolidação dos programas de ensino do Instituto”, afirma o superintendente Latif Abrão Junior. 

O Cedep atua com o objetivo de promover, estimular, regular, coordenar e supervisionar as atividades relacionadas ao ensino e pesquisa científica na área de saúde do Instituto.

Ele é constituído por cinco áreas: Residência Médica, Pós-Graduação, Graduação, Ensino Multiprofissional e Científica/Especialização, e coordenado pelo dr. Abrão Elias Abdalla.

“O crescimento do Cedep é um desafio para mim. É necessário que os profissionais do Instituto estejam preparados e recebam informações que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional. Temos como objetivo promover e estimular todos os nossos profissionais”, destaca. 

O Iamspe também ministra o curso de mestrado em Ciências da Saúde. Em 2008, foram 30 alunos matriculados. Em 2014, esse número subiu para 84. 

No triênio 2010-2012, o curso recebeu nota 4 (Bom) na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A nota obtida pelo Iamspe permite o funcionamento do programa no triênio 2013-2015, quando uma nova avaliação será realizada.

Em 2014, o Iamspe foi contemplado com o direito de ministrar também o curso de doutorado em Ciências da Saúde. 

Em 2012, o Instituto ainda relançou sua revista Revista Científica, que já está em sua oitava edição e se consolidou na área de publicações médicas. 

A revista é um canal permanente para que profissionais e estudantes de saúde do Instituto divulguem seus trabalhos e pesquisas. Ela sai em versão digital, pelo site do Iamspe (www.iamspe.sp.gov.br), e tem periodicidade quadrimestral.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país. 

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Governo do Estado de SP