Cuidados no preparo das ceias

Festas devem começar com cuidados no preparo das  ceias, alerta Iamspe 

Especialista dá dicas de como aproveitar as refeições e evitar surpresas

Final de ano e logo vem à cabeça a preparação de grande quantidade de comida. Para quem faz e organiza a ceia, alguns cuidados devem ser tomados para evitar contratempos, sobretudo intoxicações alimentares.

Para isso, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) dá dicas de como aproveitar as refeições e evitar surpresas.

Quando for às compras, pegue por último os alimentos que necessitam de refrigeração, como carnes, derivados do leite e principalmente peixe. Os produtos que estavam congelados devem ser acondicionados. Se houver demora, colocados em uma bolsa térmica e guardados na geladeira.

A manipulação, preparo e acondicionamento dos alimentos também é fundamental para evitar o risco de uma intoxicação alimentar após as festas.

Os alimentos devem ser descongelados na geladeira ou microondas e não em temperatura ambiente e não devem ser congelados novamente em nenhuma hipótese. Pratos prontos também devem ser transportados em bolsa térmica.

No preparo dos alimentos, a higiene está em primeiro lugar. Pia, mesa, mãos e utensílios devem estar limpos.

“A contaminação cruzada ocorre quando há uma transferência de microorganismos, responsáveis pelas doenças, de um alimento contaminado [normalmente cru] para outro alimento [cozido], direta ou indiretamente”, explica a nutricionista do Hospital do Servidor Público Estadual Rosemeire Aparecida Pagliuso.

Receitas com ovos crus, maionese e mousse podem representar risco de infecção alimentar causada pela bactéria Salmonella Enteritidis, responsável por 50% dos casos de gastroenterites. Por isso, não devem ser consumidos crus ou mal cozidos.

“Também é preciso evitar pratos à base de claras e gemas cruas”, orienta a especialista. 

 A mesa deve ser montada próximo da hora de servir, pois manter os alimentos em temperatura ambiente é arriscado, pois se torna ideal para o desenvolvimento de bactérias ou mesmo suas toxinas.

Assim, um dos principais cuidados é com a temperatura dos alimentos, que devem ficar aquecidos a uma temperatura de 70ºC, se já colocado na mesa, ou dentro da geladeira. 

Se houver sobra de comida das ceias, a recomendação é que o alimento seja guardado o mais rápido possível na geladeira.

“Para evitar do mesmo modo a contaminação cruzada, os alimentos cozidos devem ser guardados em recipiente fechado e separado dos crus”, explica.

A conservação dos alimentos fica prejudicada em geladeiras e freezer muito cheios, pois dificulta a circulação do ar refrigerado.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Governo do Estado de SP