Dia Mundial da Voz

Fonoaudióloga do Iamspe  orienta sobre a fala no Dia Mundial  da Voz  

No dia 16 de abril comemora-se o Dia Mundial da Voz. A data é uma oportunidade importante para destacar a importância de manter a saúde vocal e divulgar os cuidados básicos que podem ser adotados no dia a dia, principalmente por quem utiliza a voz como instrumento de trabalho.  

 A combinação do uso prolongado da voz com fatores individuais e ambientais contribui para o aparecimento de problemas como rouquidão constante, cansaço ao falar, pigarro e afinamento ou engrossamento da voz.

Algumas orientações ajudam a evitar problemas, mas é preciso ficar atento e procurar ajuda profissional se alguma alteração na voz durar mais de 15 dias, alerta a fonoaudióloga do Iamspe Juliana Santarosa.

Segundo a fonoaudióloga, no cotidiano, seja na vida profissional ou pessoal, é recomendado fazer pausas no uso da voz e incluir períodos de silêncio. O ideal é falar sempre devagar e articulando bem a boca para pronunciar as palavras.

Manter a hidratação também é muito importante. “Quando a mucosa está hidratada, as cordas vocais vibram de forma mais solta, o que diminui o esforço para emitir o som”, explica Santarosa. Segundo ela, manter o hábito de beber água com frequência é uma recomendação fácil e econômica para melhorar a qualidade da voz.

A alimentação pode ser aliada no cuidado com a voz. A maçã, por exemplo, possui substâncias adstringentes que auxiliam na limpeza da boca e da faringe, deixando a saliva mais fluida e melhorando a projeção da voz.  Por conta da sua consistência também auxilia na articulação da musculatura que produz a voz.  

Já o chocolate e café são alimentos que devem ser evitados. A gordura e a cafeína deixam a saliva mais espessa, com sensação de secreção na região faríngea, além de desidratar a mucosa.

Dicas para manter saúde vocal:

♦ Em locais barulhentos, fale o mínimo possível. Falar alto causa tensão na voz;

♦ Evite os extremos: nem grite, nem sussurre! Esse hábito pode estressar as pregas vocais; 

♦ Se estiver doente, rouco ou cansado, evite falar ou cantar! Descanse;

♦ Ao usar o telefone não deixe o aparelho entre a cabeça e os ombros por longos períodos para não causar tensão muscular no pescoço; 

♦ Faça pausas para respirar. Fique em silêncio, apenas observando a entrada e a saída de ar pelo corpo;

♦ Use microfone se precisar falar em público durante apresentações;

♦ Beba goles de água ao longo de todo o dia para manter seu corpo hidratado.

 

Governo do Estado de SP