Doação de leite materno

Iamspe incentiva a doação de leite materno 

Cada litro de leite doado alimenta até dez recém-nascidos por dia

Em 19 de maio é comemorado o Dia Internacional de Doação de Leite Humano, que visa conscientizar sobre a importância da doação e incentivar as mulheres em fase de aleitamento.

A amamentação é o principal fator de redução da mortalidade na infância e um simples gesto ajuda na recuperação de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, internados em unidades de terapia intensiva neonatal. O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê, fornecendo aos prematuros o rápido ganho de peso e protegendo de infecções, diarréias e alergias.

O Banco de Leite Humano do HSPE recebe doações e realiza coleta externa na região. Basta entrar em contato pelo telefone (11) 4573-8172 que a equipe do hospital vai até a residência da possível doadora para entrevista e avaliação. Lá ela recebe toda a orientação de higiene, como ordenhar o leite, como conservá-lo adequadamente, além de fornecer o material necessário para a coleta.

Qualquer mulher em fase de amamentação pode ser uma doadora, basta ser saudável e não tomar medicamento contra-indicado para esta fase. O leite pode ser coletado em casa, respeitando as regras de higiene, armazenado em um recipiente próprio e congelado por até dez dias.

Todo leite doado é analisado, passando por testes de qualidade, processado, pasteurizado e só então é ofertado aos bebês prematuros.

 

Governo do Estado de SP