Doação de Sangue - Junho Vermelho

“Procura-se Doador de Sangue” é o tema da Campanha deste Junho Vermelho no HSPE

Com o baixo número de bolsas de sangue disponível, o Banco de Sangue do HSPE iniciou a campanha “Procura-se Doador de Sangue” para impulsionar doações. “A doação de sangue é um ato de solidariedade com o próximo. Ato que pode salvar vidas vítimas da Covid-19 e de outras doenças graves”, comenta o Dr. Fábio sobre a importância das doações para o abastecimento do estoque.

Em março deste ano, mês considerado o mais crítico desde o início da pandemia, o Banco de Sangue do HSPE registrou queda de cerca de 30% nos estoques se comparado ao mesmo período do ano passado.

Parte dessa queda se deve ao início das medidas restritivas determinadas pelo Governo Estadual no combate à pandemia da Covid-19. Por outro lado, inúmeros pacientes necessitam de transfusão de sangue em decorrência dos diversos diagnósticos relacionados ao novo coronavírus e outras doenças.

Para evitar quaisquer riscos de contaminação, os doadores são submetidos a testes de sorologia para identificação de doenças transmissíveis e a coleta das bolsas de sangue doadas é realizada com material descartável e estéril. Além disso, o Banco de Sangue do HSPE está localizado em área independente das demais unidades hospitalares, evitando contato com pacientes.

Antes de doar, veja abaixo alguns dos critérios necessários de acordo com as orientações do Ministério da Saúde:

-Estar em boas condições de saúde;
-Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (Menores devem estar acompanhados do responsável legal para doar);
-Pesar no mínimo 50kg;
-Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem o procedimento);
-Estar descansado;
-Candidatos que estiverem no exterior não podem doar sangue por 14 dias a partir da data do retorno;
-Voluntários que tiveram contato com casos suspeitos e confirmados de Covid-19 ficam impedidos de doar sangue por 14 dias;
-Doadores que apresentaram sintomas de possível infecção pelo Covid-19 (casos suspeitos) poderão doar sangue após 14 dias do desaparecimento dos sintomas;
-Aqueles que apresentaram diagnóstico positivo de Covid-19 só poderão doar sangue após 30 dias da recuperação clínica completa (sem sintomas).

O serviço funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h e aos sábados, das 8h às 16h. O acesso ao prédio é pela Rua Pedro de Toledo, 1800. Não é necessário agendar horário

É importante ressaltar que são impedidos de doar sangue os diagnosticados com Covid-19, durante 30 dias após o fim dos sintomas. Já os que foram vacinados contra a doença com a CoronaVac, devem esperar 2 dias, com a AstraZeneca/Oxford e a Pfizer 7 dias, para realizar o procedimento, de acordo com informe técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.

Governo do Estado de SP