Festas final do ano

Equipe da Nutrição dá dicas para as ceias de Natal e Ano Novo
que exigem cuidado com os alimentos

As festividades de final do ano sob o calor brasileiro exigem não apenas habilidades culinárias, mas também uma abordagem estratégica abrangente. A nutricionista Rafaela Truculo Volpato explica os cuidados necessários na escolha e conservação dos alimentos.

Para a conservação dos alimentos é essencial ir além dos métodos convencionais, além do uso de coolers e bolsas térmicas para transporte de alimentos, a utilização de utensílios térmicos, como embalagens isolantes a vácuo, podem ser de ótima ajuda para garantir que carnes e maionese mantenham sua integridade durante toda a celebração.      

“O monitoramento do tempo de refeições fora de refrigeração e temperatura são importantes para evitar a proliferação de bactérias e garantir a qualidade e preparações dos alimentos”, alerta Rafaela.      

Outras preparações à base de frutos do mar, molhos, requerem atenção especial devido à sua propensão a estragar rapidamente. Nesses casos, mantenha-os refrigerados e evite deixá-los expostos ao calor.      

Na busca por sabores aprimorados e preservação dos alimentos, é válido explorar além dos temperos convencionais. A utilização de alho, limão, vinagre e ervas frescas intensificam o sabor, mas também contribuem para a preservação da textura e suculência dos alimentos.      

Quanto aos pratos mais leves recomendados para o calor, a nutricionista recomenda optar por saladas com folhas e frutas, frutas secas, peixes grelhados e carnes magras.

A ingestão de líquidos para hidratação é essencial, águas aromatizadas com ingredientes como frutas cítricas, hortelã, manjericão, maçã,  podem oferecer uma alternativa refrescante. Segundo Rafaela a ingestão de álcool deve ser moderada, e assim explorar coquetéis à base de ingredientes frescos para proporcionar uma experiência mais equilibrada, evitando excessos que comprometam o conforto térmico dos convidados.   

Governo do Estado de SP