Gordura no sangue

Você sabe como está sua taxa de gordura no sangue?    

No Dia Nacional de Controle do Colesterol, 8 de agosto, é importante controlar as taxas 

Talvez muitas pessoas não saibam que o colesterol não é somente vilão. Ele é um tipo de gordura (lipídio) encontrado naturalmente em nosso organismo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração.

Nosso corpo utiliza o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo próprio organismo, no fígado. Os outros 30% vêm da dieta.

Ele pode ser ruim quando está em excesso na circulação, quer seja por um problema genético ou pelo consumo abusivo de produtos de origem animal, como carnes, leite e ovos.

Uma das consequências é o colesterol acumular nas paredes das artérias e obstruí-las. Se for no coração, o paciente terá um infarto do miocárdio; se for no cérebro, um acidente vascular cerebral (AVC).

Na maioria dos casos, só se descobre o colesterol alto quando se faz o exame de sangue. A origem pode ser genética, o corpo produz muito colesterol e é incapaz de eliminá-lo de maneira eficaz. 

A recomendação, para qualquer caso, é manter bons hábitos, controlar o peso, fazer atividade física regular e manter uma alimentação saudável. Se houver necessidade de tratamento, diversos medicamentos conseguem normalizar os níveis de colesterol, que reduz de forma expressiva o risco de complicações. Por isso, sempre consulte um médico antes de inicial qualquer tratamento.

Governo do Estado de SP