H1N1 orientações

Previna-se contra a gripe H1N1 com as orientações do Iamspe    

Grupos prioritários já recebem a vacina em SP. Campanha nacional vai de 30 de abril a 20 de maio

Nesta segunda-feira, 11 de abril, começou a campanha antecipada de vacinação contra o H1N1 para imunizar idosos, gestantes e crianças de 6 meses a 5 anos na região metropolitana de São Paulo. 

A partir de 18 abril, serão vacinados os portadores de doenças crônicas (cardíacas, hepáticas, respiratórias, diabetes), as puérperas (até 45 dias de pós-parto) e indígenas.

Nas demais cidades do Estado, a campanha de vacinação contra a H1N1 segue o calendário do Ministério da Saúde, com início em 30 de abril.

Sintomas H1N1 – Os mais comuns são: febre alta e tosse, dores de cabeça, de garganta e no corpo, e cansaço.

Prevenção – Para se proteger, a principal orientação é higienizar sempre as mãos, seja com água e sabão ou com álcool gel. Procure não passar as mãos nos olhos, boca e nariz ou compartilhar itens de uso pessoal. Evite locais fechados ou com grande concentração de pessoas.  

Transmissão – Ocorre por via oral, de pessoa para pessoa, mais especificamente pelas gotículas que saem pela tosse ou pelo espirro. O tempo de incubação do H1N1 varia de um a quatro dias e sua transmissão pode acontecer mesmo antes de surgirem os sintomas. A confirmação da doença deve ser feita pelo médico, por isso não use medicamentos sem recomendação clínica. 

Governo do Estado de SP