Homenagem Alexandre Kalache na Câmara Municipal

Superintendente do Iamspe participa de solenidade
em homenagem ao dr. Kalache na Câmara

O superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), Latif Abrão Junior, participou no dia 9 de março da solenidade que marcou a entrega do Título de Cidadão Paulistano ao médico Alexandre Kalache, responsável pelo lançamento do Marco Político do Envelhecimento Ativo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Movimento Global das Cidades Amigas dos Idosos.

A sessão solene foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo, e o título entregue pelo médico e vereador Gilberto Natalini (PV).

Idealizador do Programa São Paulo Amigo do Idoso, Kalache lançou a ideia em 2011, durante o Congresso Internacional do Iamspe “A Saúde do Idoso”, que marcou o cinquentenário do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

“Quando eu tinha cinco anos minha mãe afirmou que quando eu fosse adulto iria ser médico para cuidar dos meus pais quando eles fossem velhinhos. Percebi que essa era minha vocação. Fiz isso, só que de forma global. Envelhecimento sem saúde não serve. A coisa mais importante para se ter qualidade de vida é manter a saúde”, afirmou Kalache durante a cerimônia.

O médico esteve no Iamspe no mesmo dia da homenagem na Câmara, quando participou da palestra da professora Lynn McDonald, diretora da Iniciativa Nacional para os Cuidados da Pessoa Idosa (Nice – National Initiative on the Care of Elderly), no Canadá.

Na ocasião, afirmou que o Iamspe de hoje é o Brasil daqui a 30 anos. “Devemos respeitar e tentar diminuir as dificuldades das pessoas idosas, melhorando a qualidade de vida do idoso e do cuidador.”

Lynn palestrou sobre o tema “Desenvolvendo uma Cultura do Cuidado – Como o Canadá Cuida da sua População Idosa?”, no Anfiteatro A do Hospital do Servidor.

Hospital Amigo do Idoso

Referência no atendimento do Iamspe, o HSPE busca tornar-se a primeira unidade do Estado a possuir o Selo Hospital Amigo do Idoso.

Uma das exigências do Programa São Paulo Amigo do Idoso é que a instituição aprimore seus conceitos e valores para o cuidado da pessoa idosa. No caso do HSPE, 60% dos pacientes internados são idosos.

O programa foi lançado pelo Governo do Estado para identificar as ações que possam priorizar os aspectos de segurança e conforto necessários ao bom atendimento da população acima dos 60 anos em hospitais públicos ou particulares, além de incorporar maior qualidade e eficiência no atendimento aos idosos.

O HSPE já desenvolve uma série de ações voltadas aos idosos, a exemplo do Programa Integralidade, Programa de Gerenciamento de Pacientes Crônicos, Prevenir Iamspe, Programa de Atenção ao Idoso (PAI) Mario Covas e enfermarias de Cuidados Paliativos e de Geriatria, pioneiras no Brasil.

Entre as ações promovidas pelo Iamspe estão o curso gratuito de cuidador de idosos internados e a vacinação domiciliar.

O Instituto também desenvolve ações preventivas e promocionais de saúde, para complementar o atendimento médico, além de realizar palestras e distribuir materiais informativos, como o Manual de Segurança e Direitos da Pessoa Idosa e o Manual de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa.

Entre os dias 20 de janeiro e 4 de março de 2015, o Iamspe recebeu mais de 4 mil visitantes em sua “Oficina de Sensibilização para o Envelhecimento”, onde os participantes puderam vivenciar esta fase da vida, através de seis estações montadas pelo Instituto: Dificuldades de locomoção e equilíbrio, Diminuição da capacidade visual e auditiva, Perda de independência e autonomia, Mudança de atitude, Humanização do atendimento e Envelhecimento ativo.