Especialidade do Iamspe é reconhecida no exterior

HSPE recebe certificação internacional no diagnóstico e tratamento da urticária

O hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), principal unidade do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), deu mais um grande passo e foi reconhecido internacionalmente como centro de referência do diagnóstico e tratamento da urticária, doença que se caracteriza por pápulas e placas elevadas e vermelhas na pele de qualquer parte do corpo. A alergia provoca coceira e pode se manifestar acompanhada de inchaços em lábios, pálpebras, orelhas e outras partes do corpo.

A certificação UCare é feita pelo grupo internacional GA²LEN, Global AllergyandAsthmaExcellence Network, com sede na Alemanha, que se dedica à pesquisa e ensino sobre o diagnóstico da doença. O grupo congrega serviços de alergia de vários países e tem a iniciativa de elaborar protocolos assistenciais padronizados com o objetivo de otimizar o tratamento da urticária pelo mundo.

Os médicos do Serviço de Alergia e Imunologia do HSPE ficaram responsáveis em adequar o fluxo de atendimento em relação à doença e toda a documentação necessária para conquistar o título de Centro de Referência e Excelência no tratamento das urticárias. “Fazer parte deste seleto grupo especializado nos permite realizar intercâmbios com outras especialidades, abrindo portas para discutirmos as opções terapêuticas que melhoram a qualidade de vida dos pacientes. Baseado em evidências científicas, conseguimos diminuir as buscas por consultas de urgência e o afastamento escolar e laboral”, explica a Dra Fátima Rodrigues Fernandes, Diretora-Médica do Serviço de Alergia e Imunologia do HSPE.

A doença pode se manifestar e ter curta duração na urticária aguda e longa duração na urticária crônica. Nos dois casos, causa grande impacto na qualidade de vida da pessoa. Em relação ao tratamento, inicialmente são receitados anti-histamínicos para aliviar a coceira e reduzir o inchaço. Em casos mais crônicos e graves existem outras medicações (imunobiológicos) que ajudam no controle da doença. O mais importante é acessar e discutir cada caso com o especialista.

Governo do Estado de SP