Iamspe alerta para o consumo excessivo de chocolates na Páscoa

Iamspe alerta para o consumo excessivo de chocolates na Páscoa     

Alimento pode contribuir para o aparecimento de obesidade e doenças cardiovasculares, afirma especialista

Na semana da Páscoa, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz uma alerta para o consumo excessivo de chocolates.

“Por ser um alimento altamente energético, com alto índice de açúcar e gorduras, o consumo excessivo aumenta o risco de sobrepeso e obesidade”, afirma a nutricionista Maria de Lourdes Nascimento.

Além disso, pode contribuir para o aparecimento de doenças cardiovasculares (hipercolesterolemia e/ouhipertrigliceridemia) e outras crônicas não transmissíveis, como o diabetes.

O chocolate, no entanto, também traz benefícios para a saúde. O chocolate amargo, feito com grãos de cacau torrados sem adição de leite, contém alto teor de flavonóides, antioxidantes que reduzem riscos de doenças cardiovasculares.

É fonte de gorduras monoinsaturadas, que são consideradas “gorduras do bem”, porque protegem as artérias, elevam o bom colesterol (HDL) e diminuem o colesterol ruim (LDL).

Ele também é rico em minerais, como manganês, potássio e magnésio, e em vitaminas do complexo B, além de conter traços de ferro e cobre.

Embora não exerçam grande influência sobre o comportamento humano, são descritas sensações de bem-estar associadas ao consumo do chocolate e atribuídas à presença de metilxantinas (estimulantes) e ao aumento da produção de feniletilamina, substância do grupo das endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar.

No caso dos portadores de diabetes, o Iamspe recomenda o consumo do chocolate diet, composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol e sacarina (usados em substituição ao açúcar) e vanilina.

Contudo, o valor calórico é maior porque há mais gordura em sua composição. Também cita os chocolates a base de soja para intolerantes à proteína de leite e/ou lactose.

“É preciso ressaltar que, apesar dos benefícios citados, o chocolate deve ser consumido com moderação por qualquer pessoa. Não se deve ultrapassar os 30 gramas por dia”, adverte Lourdes.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Governo do Estado de SP