Iamspe cria "Cancer board"

Iamspe cria “Cancer board” para integrar e
implementar política oncológica 

Equipe multidisciplinar e integrada será a referência para o tratamento do câncer no Instituto

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) criou um “Cancer board” no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) para integrar e implementar a política de atenção oncológica aos seus beneficiários. 

O câncer é a segunda causa de morte no país, atrás das doenças cardiovasculares.

O board ficará sob a coordenação de Otávio Gampel, diretor do Serviço de Oncologia do HSPE, com a participação de todos os Serviços que realizam atendimentos a pacientes oncológicos, da Diretoria Clínica do hospital, do Centro de Promoção e Proteção à Saúde – Prevenir Iamspe e do Departamento de Convênios e Assistência Médico-Ambulatorial (Decam).

Dentre as várias funções do grupo estão a criação de uma equipe multidisciplinar e integrada para organizar a atenção em oncologia prestada pelo Instituto, o que envolve a definição de diretrizes clínicas pactuadas entre os diversos serviços, a elaboração de um plano de investimentos em qualificação de profissionais e em incorporação tecnológica, o estabelecimento de normas e rotinas para a regulação em oncologia e a implementação de um sistema de informação que possibilite o acompanhamento dos pacientes e a avaliação da atuação do board.

Segundo Gampel, o setor integrará todos os serviços oncológicos e contará com o apoio das 43 especialidades do HSPE.

“O Iamspe atende 10% da população idosa do Estado de São Paulo, por isso a necessidade de priorizar o assunto. Já conversamos com todos os diretores de serviços e as especialidades integrarão o Cancer Board.” 

Caberá a este board, também, a definição de protocolos de prevenção, bem como as prioridades em campanhas de educação em saúde. 

“O projeto faz parte da política de valorização dos servidores pelo governo do Estado de São Paulo, para melhorar a qualidade de vida do funcionalismo público, e dá continuidade ao processo de liderança que o Sistema de Saúde Iamspe sempre teve na medicina do país”, afirma o superintendente Latif Abrão Junior.

O Hospital do Servidor atende mensalmente 1 mil pacientes no ambulatório de oncologia.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país. 

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Governo do Estado de SP