Iamspe dá dicas para emagrecimento saudável

Iamspe dá dicas para emagrecimento saudável   

Dietas restritivas podem causar problemas cardíacos, alerta especialista

Com a chegada do verão e a busca por dietas milagrosas, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) dá dicas para um emagrecimento saudável, evitando problemas cardíacos e desidratação.

Segundo a nutricionista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) Fernanda Lima, o emagrecimento rápido e sem a supervisão de um especialista gera distúrbios no organismo, como anemia. 

“A melhor maneira de emagrecer é realizando uma reeducação alimentar”, alerta.

A especialista destaca que dietas muito restritivas levam à perda de peso maior em um curto espaço de tempo, mas podem causar desidratação, elevar níveis de colesterol, no caso das proteínas, e propiciar problemas cardiovasculares.

“O melhor é realizar a ingestão de alimentos com baixo teor ou sem gordura, alimentar-se a base de peixe, carnes magras e frango sem pele, além de realizar cinco refeições diárias, com fibras, cereais integrais, verduras cruas e frutas com casca.”

Antes de iniciar qualquer dieta, é necessário realizar exames para descartar a possibilidade de enfermidades, além de verificar os níveis glicêmicos. 

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Governo do Estado de SP