Iamspe dá dicas sobre alimentação vegana

Iamspe dá dicas sobre alimentação vegana

Dieta pode prevenir doenças se for seguida corretamente, afirma especialista

A alimentação vegana vem conquistando cada vez mais adeptos em todo o mundo. Com base nisso, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), por meio de seu Serviço de Nutrição, fornece dicas para seguir o veganismo de uma maneira saudável.

Diferentemente dos vegetarianos, que não comem nenhum tipo de carne ou peixe, mas consomem ovos e laticínios, os veganos abstêm-se de qualquer alimento de origem animal.

De acordo com especialistas, a dieta pode trazer benefícios à saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de câncer.

Dolores Milaré Pereira, nutricionista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), explica que a ingestão diária de todos os aminoácidos é fundamental para os possíveis seguidores.

“Isso é necessário para que o organismo tenha ingredientes adequados para produzir todos os tipos de proteínas e, assim, renovar e criar novas células e tecidos”, conta.

Segundo ela, a junção de alimentos como arroz integral, iogurte de soja, leguminosas, oleaginosas e sementes pode influenciar positivamente a saúde. “Ao combinar alimentos vegetais é possível aumentar a qualidade das proteínas em até 50%”, explica. Tofu, quinoa e amaranto também são recomendados.

No entanto, a nutricionista alerta para os riscos provocados caso a dieta seja seguida de maneira equivocada. “É fundamental adequar tanto em qualidade como em quantidade, buscando evitar anemias e desnutrição”, orienta.

Para isso, é preciso consumir fontes vegetais de ferro, como broto de feijão, folhas verdes e frutas secas, além de itens ricos em vitamina B12, como algas, broto de alfafa e extrato de levedura.

A fim de seguir corretamente os passos citados, é importante realizar exames periódicos e, se necessário, tomar suplementos para suprir eventuais demandas do organismo.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Governo do Estado de SP