Iamspe promove Semana Nacional do Doador de Sangue

Iamspe promove Semana Nacional do Doador de Sangue      

Serviço de Hemoterapia do Hospital do Servidor oferecerá entre 24 e 28 de novembro atividades recreativas aos doadores

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) promove entre os dias 24 e 28 de novembro a Semana Nacional do Doador de Sangue. Durante o período, o Serviço de Hemoterapia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) oferecerá atividades recreativas com balões que simbolizam a campanha.

O ato de solidariedade tem duração de até 15 minutos, e não há risco ou prejuízo à saúde. Um só doador pode salvar até quatro vidas.

Para doar, basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado (recomenda-se evitar a ingestão de comida gordurosa nas 4 horas que antecedam a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e levar documento de identidade original com foto. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal.

“É importante que o doador saiba que a quantidade de sangue retirada não afeta sua saúde, porque sua recuperação é imediata. É pouco para quem doa e muito para quem precisa”, diz o diretor do Banco de Sangue do HSPE, Fabio Lima Lino.

Mulheres grávidas ou em fase de amamentação não podem doar, assim como usuários de drogas, pessoas expostas a doenças sexualmente transmissíveis e com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade.

Na hora de doar, todos passam por uma entrevista, que tem como objetivo dar mais segurança ao doador e aos pacientes que receberão o sangue. Por isso, é importante que as respostas sejam sinceras. Tudo será mantido em sigilo. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes, tais como hemácias, plaquetas, plasma e, assim, poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação.

O Banco de Sangue do HSPE funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 17h. O acesso é pela rua Pedro de Toledo, 1.800, na região do Ibirapuera.

Governo do Estado de SP