Iamspe recebe seminário sobre Aids

Iamspe recebe seminário sobre Aids    

Destinado aos profissionais da saúde, evento ocorrerá no dia 3 de dezembro

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) será palco no dia 3 de dezembro do seminário “Dia Mundial de Luta Contra a Aids – Seminário HIV/Aids”.

O evento ocorrerá a partir das 8h30 no Anfiteatro A do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), localizado à rua Pedro de Toledo, 1.800. Aberto a médicos, residentes e profissionais da saúde, o seminário conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Infectologia.

A palestra abordará o panorama de infecção, transmissão e tratamento da Aids no País e no Instituto. Além disso, também serão discutidas a cura e as perspectivas da criação de uma vacina de combate ao HIV.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail atitudeconsciente@iamspe.sp.gov.br. Mais informações pelo telefone (11) 4573-8489. No dia 1º, em comemoração ao Dia Mundial da Luta contra a Aids, o Iamspe fará uma campanha para testagem rápida do HIV, no saguão do PS infantil do HSPE, das 9h às 17h.

Em 2013, o Iamspe realizou um levantamento que apontou o crescimento em 4 vezes dos idosos com Aids atendidos no ambulatório de Moléstias Infecciosas do HSPE. Em 2009, os infectados pelo vírus HIV com 60 anos ou mais totalizavam cerca de 3% dos atendimentos (230) no setor. Já no ano passado os idosos com Aids responderam por 18% dos atendimentos (950).

A vida sexual mais ativa dos idosos, aliada ao sexo sem proteção, também pode ter contribuído para o crescimento nas notificações.O Iamspe responde pelo atendimento de 10% da população idosa no Estado de São Paulo, e cerca de 60% dos pacientes internados no HSPE têm 60 anos ou mais.

A pesquisa mostra ainda que os pacientes acima de 40 anos são responsáveis por 72% dos casos de Aids e por 70% dos casos de sífilis (doença causada por uma bactéria e também sexualmente transmissível), dos quais 23% são idosos.

Para realizar o teste de HIV, o usuário do Iamspe não precisa de agendamento prévio. Basta procurar o ambulatório de Moléstias Infecciosas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e às terças e quintas-feiras, também das 13h às 16h. O acesso ao local é pela Rua Borges Lagoa, 1.755 – 1º andar.

Governo do Estado de SP