Medidas devem ser adotadas para evitar os riscos de disseminação do novo coronavírus

Iamspe reforça orientações de proteção contra a Covid-19 durante as festas de Natal e Ano Novo

O Centro de Contingência de Combate à Covid-19 do Estado de São Paulo recomendou que as celebrações de Natal e Ano Novo tenham no máximo 10 pessoas, com duração de até uma hora. O grupo alertou ainda para o risco de disseminação do novo coronavírus após o aumento das taxas de transmissão.

A infectologista Andrea Almeida, coordenadora do Comitê Covid-19 do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), faz um alerta para que as famílias mantenham o distanciamento e reforcem as medidas de higiene nas comemorações de Natal e Ano Novo.

“É preciso saber em qual ambiente a família vai se reunir, se o espaço tem ventilação com possibilidade de distanciamento. Este Natal deve ser apenas com uma família”. A infectologista alertou ainda para os casos assintomáticos. “Há pessoas infectadas que não apresentam sintomas, esse grupo é um risco para idosos com comorbidades”, lembrou.

O Governo do Estado de São Paulo também anunciou neste mês uma força-tarefa com 1.000 agentes para fiscalizar o cumprimento do uso de máscaras e do distanciamento social em cerca de 100 municípios.

Governo do Estado de SP