No Dia Nacional de Combate ao Câncer, Iamspe faz alerta para tema

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, Iamspe faz alerta para tema 

Mais de 7,6 milhões de pessoas morrem por ano vítimas da doença

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro de 2014, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz um alerta para a doença, que atinge aproximadamente 12,7 milhões de pessoas no mundo anualmente, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O diretor do Serviço de Oncologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Otávio Gampel, explica como uma pessoa pode diagnosticar o câncer.

“As pessoas descobrem que tem câncer quando apresentam algum sintoma generalizado, como dor, emagrecimento, fraqueza, cansaço e tosse ou algum tipo de sangramento ou palpação de uma massa em um devido local do corpo”, afirma.

Segundo o médico, a doença pode ser hereditária. “Nos homens, o câncer de pele, próstata, cólon e pulmão são os mais comuns. Nas mulheres, os de de mama e pulmão. No geral, pele e cólon são os que mais atingem as pessoas. Muitos desses casos são hereditários”, destaca o especialista.

De acordo com o Inca, 7,6 milhões de pessoas morrem por ano vítimas da doença. No Brasil, são esperados 500 mil novos casos de câncer anualmente.

Governo do Estado de SP