Nutrição

Alimentação adequada ajuda a manter a imunidade
em baixas temperaturas

As variações de temperatura podem implicar em queda da imunidade e a alimentação é muito importante para mantê-la em alta.   

Segundo a nutricionista do Iamspe Camila Cortizo Lucas, os alimentos que contêm zinco, encontrados em grãos integrais como aveia, carne vermelha, feijões e leguminosas, são importantes aliados do sistema imunológico.   

“Outra fonte de imunidade são os alimentos cítricos, como limão e laranja. Eles têm a função de ativar as células do sistema imune. A vitamina A também está envolvida diretamente com a integridade da pele e da parede intestinal, que precisam estar boas condições para evitar os ataques de microrganismos e bactérias”, explica a nutricionista. 

 Alimentos ricos em vitamina A são os que têm cor amarelo-alaranjada, como abóbora, cenoura e laranja. Folhas verdes também são fontes desse nutriente, entre elas a couve.  

Para aumentar a integridade da parede intestinal que, segundo a nutricionista, é chamada de sistema imune inato é aconselhável aumentar o consumo de fibras e verduras cruas, além de sementes como as de chia e de linhaça, mamão e iogurte.   

As raízes, sobretudo o gengibre, são importantes bactericidas e fungicidas, e auxiliam no sistema imunológico.  

Governo do Estado de SP