Odontologia Covid-19

Odontologia hospitalar atua na recuperação do paciente internado por Covid-19

Parte do processo de recuperação de pacientes internados por Covid-19, a higienização oral ajuda a evitar a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM), principal infecção pulmonar hospitalar que atinge pacientes intubados. Segundo Vanessa Nobre Maia, cirurgiã dentista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), a importância do procedimento resultou na sua inclusão no atendimento prestado pela enfermagem, que é treinada por especialistas do Serviço Buco-maxilo Facial e Estomatologia  do hospital. 

A especialista destaca que a ação de odontologistas, que cuidam da saúde bucal de pacientes internados em enfermarias e unidades de terapia intensiva de Covid-19, visa impedir que fatores externos agravem o quadro clínico dos  internados. 

“Os profissionais atuam na identificação e remoção de focos infecciosos bucais – dentes cariados ou com mobilidade e raízes dentárias – e na identificação de lesões na cavidade bucal, sejam de origem traumática, provocadas pela intubação prolongada, ou não.” 

A cirurgiã dentista do HSPE acrescenta ainda que algumas lesões bucais possam estar associadas à Covid-19. Cabe aos profissionais do Serviço Buco-maxilo Facial e Estomatologia identificar a origem de sangramentos na boca e indicação de tratamentos necessários para aliviar a dor e desconforto dos pacientes internados.   

Na avaliação da especialista, quando a cavidade bucal está saudável e são adotados rígidos protocolos de higiene oral, o risco de o paciente portador de Covid desenvolver PAVM diminui consideravelmente.  

Por oferecer atendimento diferenciado em casos complexos envolvendo pacientes idosos ou portadores de Necessidades Especiais, HIV e Câncer, o desempenho dos profissionais do Serviço Buco-maxilo Facial e Estomatologia sempre foi reconhecido no HSPE e ganhou maior destaque com a  pandemia.  

O leque de atendimento da odontologia hospitalar inclui grandes cirurgias para reabilitação de rosto e mandíbula causados por acidentes ou doenças graves. Já o tratamento profilático usual não é feito em hospitais e sim em consultórios.   

Governo do Estado de SP