Outubro Rosa Ceamas

Ceamas investem nas ações de prevenção no Outubro Rosa

Os ambulatórios do Iamspe no Interior promoveram diversas ações em comemoração ao  Outubro Rosa incluindo palestras e distribuição de material informativo para orientação das servidoras públicas.  

Em Santos, o Ceama realizou no último dia 9 o dia  “D” da Campanha Nacional do Outubro Rosa, com direito a palestras sobre câncer de mama, suas causas, importância histórico familiar, principais sintomas e quais exames diagnósticos existentes, além da realização de 60 exames pelo médico ultrassonografista  Luiz Felipe Pires do Monte.

Durante o mês, foram realizados no Ceama de Santos 200 mamografias, 250 ultrassom de mamas e 150 exames de ultrassom transvaginal. O dia foi finalizado com café na parte da manhã e da tarde e distribuição de lembrancinhas confeccionadas no Ceama.

Em Bauru, a enfermeira Franciele Costa da Silva e a técnica de enfermagem Mariana Priscila Veneziane estiveram na Diretoria Regional de Saúde do Município de Bauru (DRS) no dia 14 e deram palestra para as servidoras do departamento sobre o câncer de mama e exames e prevenção.

As profissionais do Ceama de Bauru usaram recursos audiovisuais e um modelo de mama para ensinar sobre o autoexame, o que tornou mais fácil o entender as informações.

Ainda no dia 1º de novembro a equipe de enfermagem estiveram no Centro de Detenção Provisoria I de Bauru para ministrar palestra sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama. Foi um bate papo participativo com a presença de servidoras e diretores. Foi aferida a pressão arterial e taxa glicose entre os participantes. 

Já no Ceama de Presidente Prudente, a ginecologista Pérola Rodrigues ministrou no dia 17 uma  palestra sobre prevenção do câncer do colo do útero. Na oportunidade, pacientes e acompanhantes esclareceram dúvidas sobre o tema e observaram, com o uso de um simulador pélvico, como é realizado o exame de Papanicolau.

No dia 24 de outubro, cerca de 20 pessoas participaram da palestra com o médico mastologista Giuliano Tosseto, que deu orientações sobre prevenção do câncer de mama.  

Em São José do Rio Preto, o Ceama identificou pelo rastreamento interno de pacientes as mulheres acima de 40 anos que foram orientadas a agendar consulta no ginecologista para realizar exames preventivos. Essa ação é regularmente feita pela equipe, mas foi intensificada durante o Outubro Rosa.

Além disso, o médico do ambulatório Ralph Maldonado ministrou palestra no dia 17 de Outubro, quando foram distribuídos panfletos informativos. Em seguida foi oferecido um café da manhã para as participantes. O evento contou com o apoio de todos os funcionários da unidade.

A equipe de enfermagem do Ceama de Araçatuba ministrou palestra sobre prevenção do câncer de mama em 18 de outubro. O evento teve a parceria do Centro de Referência da Mulher da cidade, que na oportunidade abordou o atendimento multidisciplinar prestado às mulheres vitimas de violência física e moral.

A equipe do ambulatório confeccionou painéis motivacionais sobre o Outubro Rosa e orientação quanto a prevenção do câncer de mama. Para finalizar a atividade foi oferecido um café da manhã aos colaboradores, usuários e acompanhantes.

Governo do Estado de SP