Amanda de Ornelas, gerente do Núcleo de Enfermagem

Fomos a tropa de elite do HSPE durante a pandemia. A equipe de enfermagem do hospital é composta por quase dois mil colaboradores, dividida em sete grandes áreas. No período de enfrentamento ao novo coronavírus, muita coisa mudou. Foi pesado em termos físicos e psicológicos, mas também tivemos grandes ganhos e aprendizados, pois passamos a trabalhar de um jeito diferente e melhor. Fortalecemos ainda mais as atividades em equipe, batemos um recorde de treinamentos, desenvolvemos inúmeras habilidades assistenciais, gerenciais e de gestão de conflitos.

No início, foi muito difícil para todos os profissionais da área da saúde assumir esse risco, pois todos temos família, filhos, pais idosos. Não vou dizer que não tivemos medo. Tivemos, sim, mas, acima de tudo, tanto eu quanto os colaboradores abraçamos a causa. Isso faz parte da história da Enfermagem, e a solidariedade está na nossa formação e juramento. Fomos preparados para isso e esse momento chegou.

Se por um lado existia essa preocupação, por outro fomos tranquilizados, pois em nenhum momento faltou equipamento de proteção individual (EPIs),  treinamentos e apoio da diretoria do Hospital. Graças a todos esses esforços, tivemos poucos casos graves de Covid-19 entre os colaboradores.

Fizemos centenas de movimentações para compor a área Covid-19 do Hospital, além de contratações emergenciais. Nunca se fez tantas mudanças em tão pouco tempo, e as equipes de enfermagem souberam lidar muito bem com isso. Foram muitos profissionais envolvidos, tanto do Ambulatório quanto das enfermarias e demais áreas.  Nesse período, o número de leitos de UTI foi dobrado. Só para o setor da Enfermagem transferimos 99 profissionais vindos de outras áreas, a fim de completar a equipe.

Como forma de reconhecimento a todos aqueles que estiveram na linha de frente ou colaboraram no enfrentamento à pandemia da Covid-19, entregamos um certificado de honra ao mérito. Foi algo tão simples, mas muito simbólico. Isso também ficará na ficha funcional de Recursos Humanos da Instituição e marcará a trajetória profissional dos colaboradores para sempre.

Passar por essa experiência e estar à frente da equipe de enfermagem nesse momento foi uma grande lição de vida para mim. Sou muito grata por tudo que vi e vivi nesse período.

Governo do Estado de SP