Fabiano Marques de Paula, chefe de gabinete

Nossa preocupação foi garantir e preservar a saúde dos funcionários do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). Para que isso fosse possível, precisamos adquirir equipamentos de proteção individuais (EPIs), o que foi um grande desafio. Houve uma corrida no mundo inteiro para comprar esses insumos. Com oscilações discrepantes de preços, foi preciso nos prepararmos administrativamente com o departamento de licitações e com a área de compras e suprimentos para atender essa demanda a tempo e garantir a saúde e a segurança dos colaboradores.

Nós também nos preocupamos em preparar nosso serviço de Medicina e Segurança do Trabalho para atender os colaboradores que tivessem algum sintoma ou suspeita da doença que necessitassem de afastamento. Aqueles que faziam parte do grupo de risco: idosos, diabéticos, hipertensos e doentes crônicos foram realocados em outras áreas. Foi uma grande força-tarefa para realizar essas demandas administrativas.

Tivemos de nos preparar para o combate, considerando que um contingente de força de trabalho estaria afastado por motivos de saúde, então reforçamos a equipe para não ter queda no número de atendimentos aos pacientes. Para isso, firmamos um contrato de terceirização temporária e parcial de médicos e enfermeiros para apoiarem e darem suporte no período mais crítico da pandemia. O objetivo foi atendera todos que necessitassem com boa qualidade, segurança e saúde.

Como gestor, o aprendizado mais significativo foi que toda instituição pública só tem motivo para existir e ser custeada pelo seu usuário e prestar um bom serviço. O motivo da existência do Iamspe é o nosso paciente. Com todas as dificuldades garantimos que nossos conveniados fossem bem atendidos.

Apesar do medo e da insegurança, tivemos de manter o foco. Estamos cumprindo nossa missão e é por isso que existimos. A mensagem que fica para minha equipe é de agradecimento e congratulação. Estamos conseguindo superar todos os desafios com muito foco, persistência e dedicação de todos profissionais.