Fernando Bertolla, gerente do Apoio Administrativo

O capitão não pode abandonar o barco em meio a tempestade. Foi isso que senti quando tive de enfrentar a covid-19 aqui no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). Mesmo com formação em administração hospitalar e experiência de anos na área, não tinha enfrentado uma pandemia antes. Tudo que aprendemos foi desenvolvido na prática e no dia a dia com as equipes.

O maior desafio foi conscientizar os times de que eles estariam protegidos dentro de um ambiente hospitalar, assegurando que nosso trabalho seria feito com cuidado, mesmo lidando com uma doença altamente transmissível como a covid-19. As equipes que gerencio são plurais e singulares ao mesmo tempo. Cada uma com suas características e fizeram toda diferença no enfrentamento da doença. Desde a manutenção hospitalar, passando pela engenharia clínica, nutrição, recepção e os funcionários da limpeza.

Para diminuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, foi importante que todos soubessem usar os equipamentos de proteção individual (EPIs), colocar corretamente as máscaras, lavar as mãos, entre outros protocolos. Tivemos inúmeras palestras técnicas ministradas pelos infectologistas do HSPE e pela equipe de controle de infecção hospitalar. Usar uma máscara cirúrgica, por exemplo, não fazia parte do dia a dia de todos.

Um setor que teve papel importante durante a pandemia foi a recepção, que nesse período foi responsável por bloqueios no controle de visitas. Também alegraram todos os pacientes que tiveram alta, tocando sininhos, batendo palmas, tirando foto para o mural, além de presentear o paciente com um certificado por ter vencido a covid-19.

Houve colaboradores que pediram demissão, nessa hora é tudo ou nada – e muitos não quiseram correr esse risco. Também tive de me preparar para esse momento. Meus familiares falaram para eu pedir demissão e voltar depois que a pandemia passasse, mas nunca pensei em abandonar o barco.

Adequei-me a todas às medidas de segurança, pois também tenho família, pais e sogros idosos e não pude visitá-los nesse período. Mantive todos os cuidados de higiene para preservar a saúde da minha esposa. Continuo com todas as precauções, usando máscara, muito álcool gel e não peguei o novo coronavírus.

Tenho certeza que vamos sair mais fortes dessa pandemia. Fizemos parte da história!

Governo do Estado de SP