Jamile Bernini, diretora do Núcleo de Enfermagem da Ala Cirúrgica

Foi um choque ter covid-19. Fiquei dias negando os sintomas que estavam cada vez mais fortes. Tive medo, pois, infelizmente, perdi pessoas queridas para essa doença. Pensei que aconteceria isso comigo também. Tive mais medo ainda de contaminar minha filha, que tem apenas 4anos, além de outros familiares e meus colegas do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). Felizmente, tive um quadro leve da doença causada pelo novo coronavírus.

Trabalhar no enfrentamento foi desafiador. Tivemos que nos adequar rapidamente, criar rotinas, estudar e ler tudo que podíamos sobre o assunto, que era muito novo para todos nós. Foi um turbilhão de emoções. Hoje, numa situação mais estável da pandemia, consigo ver que tudo valeu a pena.

No início, as cirurgias eletivas foram pausadas. Mantivemos apenas as de emergência. Após poucos dias, a demanda de procedimentos cirúrgicos sem pacientes com Covid-19 cresceu provavelmente consequência das complicações geradas pelo vírus. Desta forma, foi necessário adequarmos uma ala inteira para cirurgias relacionadas ao novo coronavírus. Separamos alas e seguimos rotinas padronizadas pela Anvisa, Sobecc e pelo Comitê de Crise Covid-19 do HSPE. Por isso, divulgamos e treinamos toda a equipe de Enfermagem e demais times de apoio.

Manter o controle emocional não só meu, mas do meu time, foi outro desafio. Tivemos muitas demissões, afastamentos por conta da Covid-19, que sobrecarregaram a todos. A empatia foi o diferencial no relacionamento com os colaboradores, assim fortaleci a confiança deles em relação ao uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), das rotinas validadas, tudo para que a informação chegasse a todos os funcionários. Desta forma, eles puderam se sentir devidamente seguros para realizar um bom trabalho.

Com tudo isso que vivenciamos até agora, a lição que ficou foi o aprendizado de se trabalhar em equipe, pois lutar sozinho na pandemia não gera resultados positivos para ninguém. Aprendemos a ter mais empatia com o outro. Foram muitos plantões realizados, muito cansaço físico e mental. Mas agora já podemos respirar mais tranquilamente.