Katia Wanderley, diretora do Serviço de Psicologia

Trabalhar no início da pandemia foi difícil, pois a tensão temendo a contaminação causou ansiedade nos integrantes das equipes. No entanto, a organização do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) frente ao protocolo de segurança, às reuniões do Comitê de Crise Covid-19, ao grupo de comunicação e à distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual(EPIs) contribuíram muito para acalmar os ânimos e proporcionar mais conforto para o atendimento ao paciente, familiares e funcionários.

O cuidado da Diretoria do HSPE com todo corpo clínico foi fundamental para passarmos pelo momento mais crítico relacionado às internações e aos óbitos. A receptividade dos familiares dos pacientes internados nas enfermarias Covid-19 e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), frente às ligações telefônicas,foi gratificante para toda a equipe de Psicologia. Sem dúvida, acolhemos pessoas abaladas, mas também fomos confortados por elas. Foi uma troca  importante diante desse momento de tanta dor e tanto medo.

Como diretora do Serviço de Psicologia, o maior desafio que enfrentei nesse período foi lidar com a dor intensa da perda dos familiares e amigos. Isso abalou muito os pacientes e funcionários do HSPE. A elaboração dessa vivência foi causadora de ansiedade e angústia. A ausência de velório também contribuiu para aumentar a dor daqueles que perderam seus entes queridos, pois o ritual de despedida, nesse momento, nem sempre foi possível.

O psicológico da maioria das pessoas fica abalado, sobretudo daqueles que passaram por situações de restrições ao longo da sua vida e ou por perdas significativas. A pandemia da covid-19 trouxe lembranças sofridas que podem fragilizar no enfretamento da pandemia. Alguns pacientes e familiares preferiram não falar sobre o que sentiam – e foram respeitados. A maioria pode se beneficiar dos atendimentos psicológicos, entendendo como uma possibilidade para expor o que pensavam e sobre as emoções sobre o que foi despertado na quarentena e pandemia.

Passar por esse período foi inesperado. Um vírus chega e muda sua vida, seus hábitos, restringe suas relações sociais e familiares. O novo coronavírus trouxe a reflexão sobre ideologia, filosofia de vida e a constatação de que não temos controle sobre o que, às vezes, acreditamos ter. A pandemia evidenciou nossa pequenez frente a algo muito assustador e contribuiu para valorização daquilo que se tem, despertando nossa gratidão frente às conquistas!