Luciana Santos Francisco, diretora do Serviço de Terapia Ocupacional

Trabalhar no enfrentamento à pandemia da covid-19 foi uma transformação. Como profissional de Terapia Ocupacional, desenvolvi atividades que são completamente diferentes da minha prática. Tive de pensar em quais seriam as demandas dos pacientes nessa nova realidade de isolamento nas enfermarias sem visitas, sem contato familiar, sem conhecimento da evolução da doença e suas possíveis sequelas.

O maior desafio durante a pandemia foi no início, quando estava trabalhando "no escuro". O medo da contaminação, toda a paramentação que tive que usar e os cuidados que eu e minha equipe tivemos que adotar. Diante desse contexto, de medo e isolamento, junto de minha equipe, desenvolvemos o "kit de cuidados" com atividade de reflexão sobre a internação, valorização da vida familiar, mais atividades de estimulação cognitiva e distração. Ampliamos a atenção aos familiares dos pacientes que estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid-19, conforme as demandas foram surgindo.

Quero ressaltar que todas as atividades desenvolvidas pela Terapia Ocupacional ao longo desses meses de pandemia foi um trabalho de toda a equipe. Tudo que foi confeccionado, programado e colocado em prática teve a participação de todos. Sou muito grata por sermos um time tão unido, por conseguirmos dar conta das demandas rotineiras a essa crise sanitária. Obrigada por não desanimarem e trabalhar com muito afinco e amor. Minha eterna gratidão à Terapia Ocupacional do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE)!