Maria Beatriz Perez, gerente do Apoio Assistencial

Todas as ações e mudanças necessárias foram feitas para atendermos aos pacientes com covid-19, assim que vimos que a pandemia estava chegando ao Brasil.

A criação do Comitê de Crise Covid-19 foi um diferencial do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). Tivemos que desativar áreas de internação e praticamente metade das estruturas foram voltadas para atender os casos relacionados ao novo coronavírus.  As cirurgias eletivas foram pausadas e foi criada uma UTI exclusiva, além de um Time de Resposta rápida, o TRR, composto por  anestesistas – para fazer intubações de modo seguro e rápido.

Outras experiências de sucesso que já tínhamos antes da pandemia foram aplicadas para o atendimento aos pacientes com covid-19. Por exemplo, um Pronto-Socorro específico, separado do geral, e o Gripário, foram utilizados para atender melhor os pacientes.

O volume de atendimento no Gripário foi grande, com muitos pacientes internados diariamente. Usuários acometidos pelo vírus, com quadro estabilizado, mas com sintomas e alterações tomográfica seram orientados e tinham alta do Pronto Atendimento e surgiu a necessidade de acompanhar de perto essas pessoas. O que acontece com esse grupo de pacientes? Como ficavam? Faziam isolamento?

Já tínhamos o Programa Enfermagem em Casa (PEC)voltado para o atendimento de pacientes que tinham alta após internações e que realizavam procedimentos como o de antibioticoterapia para evitar outras ocorrências médicas. Passamos, então, a aproveitar estas equipes e a realizar visitas aos pacientes que tinham alta do Gripário.

O primeiro passo foi fazer uma triagem dos pacientes que tiveram alta do Gripário para saber quais casos eram elegíveis ao PEC e precisariam de um olhar mais próximo. Basicamente, checávamos o que estava acontecendo no isolamento, se houve melhora ou piora. De abril a agosto de 2020, 290 pessoas foram atendidas. Dessas,21 precisaram voltar ao Hospital para serem internadas por alterações próprias da doença, pois o paciente não consegue observar, por exemplo, a queda na saturação de oxigênio, o que implica em riscos.

Pacientes que têm alta da internação por covid-19, especialmente as prolongadas, têm sido acompanhados pelo programa com visitas, realização de procedimentos e orientação de cuidados em domicílio.

Nessa pandemia, estamos aprendendo diariamente com a união e integração de todas as equipes do HSPE para alcançarmos bons resultados.

Gostaria de agradecer pela disposição de todos! Não tivemos nenhuma relutância de qualquer equipe, em nenhum momento, na busca por melhorias no atendimento. Estamos juntos nessa batalha!