Rodrigo Augusto de Menezes, gerente do Núcleo de Gestão de Riscos e Qualidade

A rotina de trabalho dos colaboradores do setor de Gestão de Risco e Qualidade do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) foi alterada durante a pandemia. As atividades que trariam maior exposição ao vírus, como as auditorias de segurança de paciente foram temporariamente suspensas. Além disso, o setor foi responsável pela distribuição e instalação dos materiais de comunicação visual de conscientização sobre a necessidade do distanciamento social dentro dos elevadores, salas de espera e áreas comuns da instituição.              

Fomos encarregados também de planejar a logística e o fluxo da circulação de funcionários, pacientes e acompanhantes pelos setores do complexo hospitalar, implantando um sistema de triagem nas entradas principais e fechando alguns acessos suscetíveis a aglomerações. As mudanças implementadas causaram certa resistência no início, mas algumas ações ajudaram a superar isso. Foi um desafio o que enfrentamos nos primeiros meses de combate ao novo coronavírus.    

O impacto no setor foi muito maior na mudança das tarefas e das rotinas de trabalho do que propriamente na periculosidade de nossas atividades. Sempre contamos com um espaço considerável entre as mesas para que fosse possível manter uma distância segura entre os colaboradores. Os deveres de maior risco, que incluíam visitas aos leitos de pacientes internados, foram temporariamente suspensos, o que evitou a exposição às áreas de risco. Conseguimos, então, mitigar os perigos ocasionados pela pandemia e oferecer segurança aos funcionários.

O aprendizado que ficou desse período foi a busca por um ambiente de trabalho mais limpo e organizado, com a criação de hábitos de higienização constante dos materiais de trabalho e de itens de uso pessoal. Além disso, da necessidade de sempre higienizar as mãos após voltar de locais públicos e de uso coletivo. Aprendemos também que cuidar da nossa saúde não é apenas uma ação individual, mas coletiva, já que a convivência com os colegas de trabalho é diária e constante. Sairemos da pandemia muito melhores, como profissionais e seres humanos, com a reafirmação de que a busca por evidências científicas é essencial para tomadas de decisões.

Governo do Estado de SP