Rosamara Ribeiro, gerente do Apoio Terapêutico

O maior desafio no início da pandemia foi lidar com a incerteza e a insegurança de todos frente à nova doença e, por vezes, mortal. Ainda tivemos o desgaste físico e emocional gerado no decorrer dos dias com a rapidez da disseminação do vírus. Tivemos que adotar rapidamente medidas preventivas nas unidades de atendimento de exames e terapêutico. A organização de todo o time de colaboradores e gestores foi decisiva para estruturarmos serviços seguros e eficientes.

Os Serviços foram adaptados para atender com prioridade os pacientes suspeitos e os acometidos pela covid-19, definindo um fluxo específico para realização de exames. Por exemplo, a tomografia computadorizada de tórax, como condutor de eleição para diagnóstico e prognóstico. O serviço de Radiologia se readequou para devida assistência imediata com todos os profissionais do serviço treinados e capacitados para atender aos pacientes com covid-19. Eles realizaram todas as medidas de precaução associadas à implementação de novas estratégias, fluxos de atendimentos, capacitação das equipes, adaptações físicas e aprimoramento do processo de logística para melhor assistir os usuários.

O Serviço de Radiologia implementou um novo modelo de atendimento aos pacientes de urgência e emergência, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermarias.O laboratório também foi readequado para realizar exames diagnósticos de forma ágil e precisa.

A atuação das equipes multidisciplinares foi fundamental na condução dos pacientes internados. Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogas, fonoaudiólogas, todos se readequaram e se capacitaram para atender pacientes e familiares diariamente de modo humanizado e comprometido.

O grande desafio como gestora da área, além das incertezas do cenário, foi lidar com a necessidade de manter as estruturas do serviço seguras, um bom clima organizacional e equipes motivadas e preparadas no enfrentamento da pandemia da covid-19.

Acredito que o ensinamento desta pandemia é a oportunidade de toda a população discutir e repensar medidas essenciais para termos uma sociedade mais solidária.

A mensagem que deixo a todos é que só foi possível manter o elevado padrão de qualidade de atendimento no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) graças ao time de profissionais altamente capacitados, comprometidos e que atuaram diariamente com profissionalismo e de forma humanizada, apesar do esgotamento físico e psicológico.

Seguimos no nosso propósito: atuando com segurança e com foco no paciente, sempre!