Sandra Maria Laranja, diretora do Serviço de Nefrologia

Trabalhar no enfrentamento à Covid-19 foi como cair no meio de uma onda gigante.

O Serviço de Nefrologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) teve um aumento significativo de trabalho, visto que o vírus acomete os rins, principalmente nos pacientes mais graves. Muitos desses pacientes em estado crítico apresentam insuficiência renal aguda grave e necessitam tanto de cuidados intensivos como procedimentos especiais de diálise, contínuos, terapias estendidas, além de hemodiálises convencionais.

Como médica, foi um aprendizado diário tentar vencer todos os desafios que a covid-19 nos traz. Além disso, perceber que, apesar de estarmos todos os dias no nosso limite, tínhamos que superá-lo constantemente, pois ainda não era o suficiente. Essa situação foi positiva para percebermos que os nossos limites estão além da nossa percepção, pois atingimos um nível que nem pensava alcançar, mesmo com desgaste intenso.

Um dos maiores desafios que vencemos também nessa pandemia foi praticamente dobrar a infraestrutura para atendimento em pouco tempo. Trabalhamos com uma equipe, pela qual tenho absoluta gratidão, que se doou e se dedicou como nunca. Ela esteve unida desde o começo. Precisávamos de mais equipamentos, tivemos de dobrar o número de máquinas, ter mais técnicos trabalhando etc.

Todas essas atividades da Nefrologia exigem muito treinamento. Para se ter ideia, um técnico em hemodiálise precisa de, pelo menos, três meses com a equipe para depois trabalhar sozinho, o que tivemos que modificar nesse momento. Sem dúvida, foi um período desgastante mentalmente porque, ao mesmo tempo em que precisávamos de agilidade e rapidez para realizarmos o nosso trabalho, tivemos que lidar com outras demandas administrativas que o momento de atendimento ao paciente não permitia, como licitações e compras/locação de equipamentos para atender às necessidades desses pacientes.

Durante esse mesmo período, a mão de obrado HSPE ficou mais escassa, pois alguns técnicos e médicos adoeceram em consequência da pandemia da covid-19. Mas o sentimento que permaneceu foi o de dever cumprido. Algo como “a gente deu conta!”. Fazemos o nosso melhor, a equipe de limpeza, administração, técnica, enfermagem e médica (residentes e assistentes). Sou totalmente grata à equipe da Nefrologia do HSPE por termos conseguido passar juntos por esse momento desafiador, sempre em parceria e união. Todos empenhado em obter os melhores resultados.

Muitas pessoas não respeitaram a quarentena e o distanciamento social, colocando a própria vida e a de outros em risco. Isso me deixa muito triste. As pessoas têm que ter essa consciência: a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus ainda não acabou!

A pandemia da Covid-19 me fez entender que devo aproveitar a vida no dia a dia, valorizar os momentos e sempre dar o meu melhor em minhas atividades. Tenho para mim que viemos a esse mundo para construirmos e não o contrário. Precisamos sempre fazer o bem individualmente e para o coletivo, pois o individual se espalha para o coletivo.

Por fim, queria deixar meu imenso agradecimento a toda a equipe de Nefrologia, por toda dedicação e empenho. Que continuemos unidos!