Pele e o inverno

Dermatologista do Iamspe ensina a evitar ressecamento
da pele  no inverno

Em épocas de clima seco como o inverno, a pele, principalmente de pessoas com mais de 50 anos, tende a perder hidratação e ficar mais ressecada. Isso ocorre por causa da diminuição da secreção sebácea e perda da elasticidade, explica a dermatologista do Iamspe Maria Fernanda Vieira Cunha Camargo.  

Segundo a médica, os vilões do ressecamento são os banhos demorados e muito quentes. “O recomendável é evitar a água quente, tentando usar a temperatura de forma agradável, e optar por banhos mais curtos.” Maria Fernanda disse ainda que o ressecamento está relacionado com a escolha de sabonete. “O ideal são os menos perfumados, mais cremosos e o uso deve ser direcionado mais para as dobras do corpo”, completa. 

“Para pessoas que têm, por exemplo, dermatite atópica (pele seca e com coceira), existem os Syndets, um tipo de sabonete que provoca menos irritação, pois tem Ph ajustado entre 5,5 e 7 e possui quantidade de detergente até 10%”, alerta a médica. 

A Dra. Maria Fernanda também explica que o uso de bucha é necessário, mas esfregar a pele pode agravar o ressecamento, especialmente nesta época do ano. Seu uso é recomendável apenas nas dobras e na região genital, locais de maior proliferação de bactérias.  

O óleo para banho pode substituir o sabonete ou ser aplicado após o banho para formar um ‘filme’ que impede a perda de água pela pele. Contudo, o indicado é preferir opções com pouco ou sem perfume. A especialista lembra que há possibilidade dos óleos causarem ‘acne’ quando usados em áreas mais oleosas como o dorso e o tórax. 

Para a médica, o hidratante é mais completo que o óleo, por restaurar as barreiras da pele e não formar apenas um filtro que impede a perda de água. “No mercado existe grande variedade. Os que possuem ceramidas geralmente são os melhores. É aconselhável os menos perfumados e sem conservantes. Em áreas como a face os hidratantes devem ser específicos para esta região, por não conter óleos e substâncias que podem agravar ou desencadear acne ou dermatite seborreica”.  

 

Governo do Estado de SP