Prevenção Covid

Cuidados essenciais para as festividades de final de ano  

Com o avanço da vacinação e a queda nas internações decorrentes da Covid-19, muitas pessoas estão organizando reuniões com amigos e festas em família neste fim de ano. É preciso, porém, lembrar que a pandemia não acabou e que o aparecimento de novas cepas mostra que é preciso manter os cuidados, como mostra a cartilha elaborada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Confira abaixo alguns dicas para aumentar a segurança nas comemorações, mesmo com número reduzido de pessoas:

Todos os participantes devem estar vacinados. Se alguém ainda não completou o esquema vacinal ou de reforço é hora de fazer, pois são necessários 15 dias de antecedência para o efeito da vacina;

Mesmo todos imunizados os cuidados habituais devem ser mantidos, como manter o local de comemoração aberto e arejado o máximo possível. Disponibilizar álcool em gel, sabão líquido e toalhas de papel para evitar contaminação. Evitar o uso de toalhas de pano;

Se nem todos estiverem vacinados, é preciso combinar previamente que todos deverão usar máscaras. Também é bom reforçar que as pessoas fiquem em áreas abertas e arejadas, trazer embalagem para guardar máscaras e evitar contato direto.

Se houver grupo de risco, como idosos, portadoras de doenças crônicas e autoimunes etc, a atenção e cuidado devem ser redobrados.  

O mais importante, segundo a Fiocruz, é que se algum dos participantes apresentar possíveis sintomas de Covid-19, esteja aguardando resultado de exame ou tiver tido contato com pessoas sintomáticas, essas pessoas não devem participar dos encontros para resguardar a saúde dos demais.  

Para mais informações clique aqui.

 

 

Governo do Estado de SP