Prevenção de quedas de idosos em casa

Iamspe orienta sobre prevenção de quedas de idosos em ambientes domésticos   

Identificar locais de risco evita acidentes e melhora qualidade de vida

As quedas, principalmente em casa, estão entre os principais problemas da população idosa. Este tipo de acidente costuma trazer consequências físicas, funcionais e emocionais. Para diminuir riscos, os profissionais do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) recomendam atenção e pequenas mudanças no ambiente.

Para o diretor do serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Maurício de Miranda Ventura, a prevenção é uma forma de manter a independência e autonomia do idoso por mais tempo. “A queda pode ser provocada por diferentes fatores, como diminuição visual, tontura, uso de medicamentos ou problemas de locomoção, além de fatores externos como piso, iluminação e barreiras físicas.”

As fraturas mais comuns são no punho, no quadril e no úmero (osso que liga o ombro ao cotovelo). “Além de restringir a mobilidade e causar inseguranças para realizar tarefas simples do dia a dia, as quedas podem trazer complicações de saúde e até risco de morte nos idosos”, diz Ventura.

Segundo Daniela Chiossi, do Programa Integralidade do Iamspe, mudanças simples podem diminuir os riscos. Confira:

Banheiro: O interruptor de luz deve estar próximo à porta ou colocar uma luz de tomada para iluminar o banheiro à noite. Usar piso ou tapete antiderrapante. Fixar barras de apoio ao lado do vaso sanitário e dentro do box. Se necessário, utilizar cadeira de banho ou de plástico resistente no banho.

Quarto: Ajustar a altura da cama para que o idoso, quando sentado em sua beirada, coloque os pés no chão. Manter um abajur ou interruptor de luz ao lado da cama. Organizar as roupas mais utilizadas em local de fácil acesso no guarda-roupa. Utilizar sino ou campainha para chamar ajuda em caso de necessidade.

Sala: Cadeiras, poltronas ou sofás devem ter braços para facilitar o sentar e levantar. O idoso deve ficar com as costas apoiada no encosto e os pés apoiado no chão. Tapetes devem ser removidos.

Cozinha: Colocar uma passadeira ou fita antiderrapante no chão próximo à pia para não escorregar. Armários devem ser fixados na parede e organizados para que os objetos possam ser alcançados sem o uso de bancos ou escadas.

Escadas e corredores: Devem ter corrimão, livre de objetos e com fitas antiderrapantes nos degraus.

A profissional também ressalta a importância de não trancar as portas dos cômodos e manter os ambientes livres para circulação.

Governo do Estado de SP