Programa Adolescentes

Gilka Barbosa Lima Nery,  cirurgiã especialista em Queimados e médica do HSPE,  participa de programa para adolescentes no Youtube 

A cirurgiã plástica Gilka Barbosa Lima Nery, médica do Hospital do Servidor Público Estadual, é o destaque da edição do dia 8 de maio do Canal Programa Saúde do Adolescente, no Youtube. O programa será transmitido ao vivo e vai ao ar  às 17h15.

A médica, que tem  doutorado em Cirurgia Plástica e  Queimaduras pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, discorrerá sobre os diversos tipos de queimaduras, formas de prevenção e também dará informações práticas como, por exemplo, o que se deve fazer em caso de acidentes com fogo ou produtos químicos.  

Segundo a doutora Gilka, queimaduras domésticas com líquidos ferventes e superfícies quentes são as mais comuns entre crianças e adolescentes e a primeira orientação é usar somente água corrente. “Nunca se deve usar pomadas, claras de ovo, pasta de dente ou qualquer produto que alguém possa indicar em cima da queimadura”, afirma.

Segundo o Ministério da Saúde, o número de queimaduras cresceu 130% nos últimos dois anos, sendo que 77% dos registros correspondem a acidentes domésticos com líquidos e álcool. Os fogos de artifício também representam grande risco. Além de deixar seqüelas graves, as queimaduras podem mutilar e até matar.

Veja outros vídeos no Canal Programa de Saúde do Adolescente aqui 

Saiba mais sobre a palestrante  

Gilka Barbosa Lima Nery é médica do Iamspe desde 1969. Formou-se pela Universidade Federal de Medicina do Estado do Ceará, onde também fez residência médica. Especializou-se em Cirurgia Plástica e  Queimaduras no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. 

Participou da estruturação do Programa de Atendimento ao Queimado da Secretaria de Estado da Saúde ao lado da Doutora Thais Leila Lisante Camargo, criado pela Resolução SS 642 de 20 de dezembro de 1994, mas manifestou interesse pela especialidade já na década de 70.

Esteve à frente da organização e implantação de serviços para atendimento de queimaduras no Estado de São Paulo, nas cidades de Catanduva, Sorocaba, São José dos Campos, Itú e Bauru, tendo chefiado as unidades localizadas nas três últimas cidades.

Incrementou e promoveu eventos e workshops sobre prevenção e tratamento das queimaduras em várias entidades médicas públicas e privadas. A médica também trabalhou no Ministério da Saúde quando José Serra foi ministro.

No Iamspe, onde foi diretora do Hospital do Servidor Público Estadual entre 1995 e 2003, Gilka implantou a Unidade de Queimaduras em 1998.

 

Governo do Estado de SP