Prorrogação da campanha contra a Poliomielite

Posto de Vacinação do Iamspe adere à prorrogação de campanha contra a Poliomielite e atende público infantil até 31 de outubro

A oferta de imunização contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos no Posto de Vacinação do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) foi prorrogada até 31 de outubro de 2022. A unidade está localizada no Complexo Integralidade, na Av. Ibirapuera, 1215, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. É necessário apresentar o Cartão do SUS e a carteira de vacina.

A infectologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) Dra. Andrea Almeida reforça a importância de vacinar a população infantil para evitar a contaminação deste e outros públicos com o poliovírus – agente causador da paralisia infantil. “As crianças devem completar o esquema vacinal, composto pelas Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP –  injetável aos 2, 4 e 6 meses) e Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP – gotinha, após 1 ano), ainda no início da vida. Essa é a única forma de prevenção da doença”, explica a especialista.

Vale lembrar, que a Poliomielite pode infectar não só as crianças, mas os adultos, e por meio do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca do afetado. Alguns sintomas comuns são: febre, mal-estar, dor de cabeça, garganta e no corpo, vômitos, diarreia, prisão de ventre dentre outros. A forma grave da doença acomete os músculos do corpo humano, sendo os membros inferiores os mais atingidos, causando sequelas motoras as quais não tem cura.

Governo do Estado de SP