Reunião nacional das instituições de assistência aos servidores

Reunião nacional das instituições de assistência aos servidores aponta caminhos para aprimorar a gestão      

Encontro reuniu institutos de 12 estados e 10 municípios e teve presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Planejamento e Gestão, Marcos Antonio Monteiro

Em mais uma iniciativa pioneira, o Iamspe promoveu, em 30 de junho, um encontro entre instituições de assistência aos servidores públicos que reuniu representantes de 12 estados e 10 municípios brasileiros e que, juntos, representam 6,7 milhões de usuários.

Na ocasião, o governador Geraldo Alckmin prestigiou a reunião salientando a importância da troca de informações para encontrar alternativas diante de cenários adversos. “A preocupação orçamentária é um dos principais fatores em atendimento em saúde para manter a qualidade dos serviços que as instituições oferecem”, completou.

O secretário de Planejamento e Gestão, Marcos Antonio Monteiro, ressaltou as experiências do Iamspe e que a discussão sobre administração era fundamental na busca da excelência. “Expor projetos e também as vivências, que apesar das distâncias são bem comuns, é fundamental para o que acontece hoje e também para o futuro próximo.”

Para o superintendente do Iamspe, Latif Abrão Junior, o encontro foi o primeiro passo para determinar ações efetivas. “A representatividade deste evento é determinante para que possamos debater as melhores práticas em busca da excelência dos nossos serviços”, finaliza.

Palestras – O evento apresentou palestras com temas voltados diretamente à saúde e à gestão de recursos. Quem abriu o ciclo foi o médico e doutor em saúde, Alexandre Kalache com o tema “O envelhecimento da população brasileira e seus impactos na assistência à saúde.

O economista e diretor-presidente da RC Consultores, Paulo Rabello de Castro falou aos presentes sobre o atual cenário econômico e as consequências diretas no setor de Saúde.

O encerramento foi feito pelo diretor-presidente da Planisa Planejamento e Organização de Instituições de Saúde. Ele falou sobre as perspectivas da gestão da Saúde e os caminhos para a viabilização.

Mesa de debates – A reunião encerrou com uma mesa de debates formada por instituições de assistência ao servidor da cidade de Santos e dos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, além do próprio Iamspe. 

Após a apresentação dos números e da operação de cada instituto, foi discutido o tema “Lições aprendidas – a prática de gestão de institutos de assistência à saúde dos servidores públicos”.

Governo do Estado de SP