S. J. Boa Vista

S. J. da Boa Vista discute sobre violência de gênero e direitos da mulher

No dia 1º de abril, o Ceama promoveu palestra sobre violência de gênero, direitos da mulher e a Lei Maria da Penha para usuários da região.

Em parceria com a Delegacia da Mulher do município, a palestra foi ministrada pelo investigador de Polícia e professor da Faculdade Associadas de Ensino (Unifae), Leandro Narciso Moreira do Carmo.

O profissional discorreu sobre a Lei Maria da Penha, seus agravantes, e os direitos previstos, como a medida protetiva que proíbe o agressor de se aproximar da vítima por, no mínimo, 100 metros.

O investigador apresentou dados coletados pela Polícia Civil que mostram que  70% dos boletins de ocorrência registrados em São João da Boa Vista se referem à violência de gênero. O número é maior que a quantidade roubos, furtos e apreensão de drogas na cidade.

Segundo o investigador, em muitos casos, a mulher decide retirar a queixa contra seu agressor por motivos como dependência financeira,  filhos menores de idade e também por medo de que algo pior aconteça. Leandro Narciso também respondeu a perguntas dos participantes.

“A palestra foi esclarecedora e muito bem recebida pelos usuários. O número de casos assusta. Infelizmente, a violência doméstica está ao nosso lado e pouco percebemos quando ocorre”, destacou Luiz Ronaldo Annechini, responsável pelo Ceama do município.

Governo do Estado de SP