Selo Hospital Amigo do Idoso

Iamspe recebe presidente do Conselho Estadual do Idoso e responsável pelo “Selo Hospital Amigo do Idoso”  

Dupla visita “Oficina de Sensibilização para o Envelhecimento” e obras do Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Idoso

O presidente do Conselho Estadual do Idoso, Henrique Rubens Jerozolimski, e a responsável pelo “Selo Hospital Amigo do Idoso”, Claudia Fló, visitaram o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) nesta segunda-feira, 2 de março.

Eles foram recebidos pelo superintendente do Iamspe, Latif Abrão Junior, pelo chefe de gabinete Roberto Baviera e pela diretoria do Instituto.

Os dois ainda participaram da “Oficina de Sensibilização para o Envelhecimento”, que está sendo realizada desde o dia 20 de janeiro com todos os seus servidores para que a instituição aprimore seus conceitos e valores para o cuidado da pessoa idosa.

A oficina, que encerra-se na quarta, dia 4, já recebeu mais de 4 mil visitantes.

Além da oficina, Henrique e Claudia visitaram as obras do Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Idoso, que contará com serviço de reabilitação física e social para a promoção do envelhecimento saudável, e tem entrega prevista ainda para 2015.

O prédio também contará com piscina, 4 consultórios, reabilitações Uroginecológica, Neurológica e Cardiorespiratória, ginásio de musculação, informática e 4 salas de treinamento.

Selo

Referência no atendimento do Iamspe, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) busca tornar-se a primeira unidade do Estado a possuir o Selo Hospital Amigo do Idoso.Uma das exigências do Programa São Paulo Amigo do Idoso é que a instituição aprimore seus conceitos e valores para o cuidado da pessoa idosa. No caso do HSPE, 60% dos pacientes internados são idosos.

O programa foi lançado pelo Governo do Estado para identificar as ações que possam priorizar os aspectos de segurança e conforto necessários ao bom atendimento da população acima dos 60 anos em hospitais públicos ou particulares, além de incorporar maior qualidade e eficiência no atendimento aos idosos.

Neste primeiro momento, os hospitais receberam apenas um selo de adesão. Para receber os demais selos (Inicial, Intermediário e Pleno), devem cumprir etapas obrigatórias e eletivas, em conformidade com uma “ficha de ações”.

Após a assinatura do Termo de Adesão, o hospital deverá implantar, no prazo de um ano, as sete ações consideradas obrigatórias para a obtenção do Selo Inicial. Entre elas, criar um Comitê Gestor Local do Projeto, realizar diagnóstico com os idosos que frequentam o hospital e inserir as ações voltadas ao idoso no planejamento do hospital.

Para a obtenção do Selo Intermediário, a unidade precisa cumprir ações como criar equipe assistencial de referência intra-hospitalar em saúde do idoso, com geriatra e equipe multidisciplinar, e criar condições para o cumprimento legal da presença do acompanhante no hospital.

Governo do Estado de SP